Após a confirmação que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estará em Londrina no sábado (31) para um evento em apoio à candidatura a prefeito de Tiago Amaral (PSD), às 10h30, no Calçadão da avenida Paraná, em frente ao Cine Teatro Ouro Verde, a UEL (Universidade Estadual de Londrina), por meio da Casa de Cultura, se manifestou nesta quarta-feira (28) para dizer que o Ouro Verde não foi cedido “para realização de ato político ou atividades de cunho político”.

A reação da universidade - e de pessoas ligadas ao setor cultural - veio porque, em um vídeo compartilhado nas redes sociais, Bolsonaro cita que, no sábado, haverá grande encontro "no Cine Teatro Ouro Verde”. O vídeo também trazia a informação “Local: Cine Teatro Ouro Verde”.

Por outro lado, a assessoria do deputado federal Filipe Barros (PL), que vai receber Bolsonaro, informou em nota na terça (27) que o evento será no Calçadão, em frente ao Ouro Verde, e não dentro do equipamento cultural. A mesma informação foi divulgada por Amaral, citando que a ação será em frente ao teatro. Ou seja, o espaço foi citado como referência.

REAÇÕES

Uma primeira nota foi divulgada no perfil do Ouro Verde na noite de terça. O texto dizia que era desconhecido "qualquer evento político-partidário a ser realizado, no próximo final de semana, nas dependências do Teatro Ouro Verde".

“O nome do teatro está sendo utilizado indevidamente por um partido e seu candidato”, completa. Depois, a manifestação foi excluída e a UEL divulgou uma nota oficial nesta quarta, reforçando que espaço não foi cedido.

Segundo a universidade, a cartilha da PGE (Procuradoria-Geral do Estado) determina que, durante o defeso eleitoral, é proibido ceder ou usar espaços públicos em benefício de “candidato, partido político ou coligação”. "Sendo assim, a universidade reafirma que mantém o cumprimento à Legislação."

PL SE MANIFESTA

Em nota à imprensa, o PL de Londrina, que está organizando o evento, diz que é "absolutamente consciente das permissões e proibições da legislação eleitoral".

"O comunicado enviado pelo partido à imprensa ainda na terça-feira (27/08) e a própria legenda do conteúdo postado nas redes sociais evidencia que o evento será no Calçadão de Londrina. A menção ao Cine Teatro Ouro Verde é apenas como ponto de referência", afirma. "A manifestação da direção do Ouro Verde, no entanto, tem sido de grande valia para o evento, já que, embora esse não seja o propósito original, acaba por chamar atenção para o ato com o presidente Jair Bolsonaro."