Três dos nove possíveis candidatos ao governo do Paraná já fizeram o registro das candidaturas no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), entre eles o ex-governador Roberto Requião (PT) e o atual governador Ratinho Junior (PSD), que são os principais candidatos, segundo as pesquisas de intenção. Ivan Ramos Bernardo, o Professor Ivan (PSTU), também já homologou a candidatura ao Palácio Iguaçu.

A maior coligação é do atual governador do Paraná. A chapa "A mudança não para. Pra frente Paraná" é composta por 11 partidos, que além do PSD conta com Republicanos, MDB, Solidariedade, PL, União Brasil, PMB, PP, Agir, PROS e PTB.

Carlos Roberto Massa, o Ratinho Junior, 41 anos, é natural de Jandaia do Sul (Vale do Ivaí). Formado em Marketing, atuou como empresário no ramo da comunicação até ingressar na vida política, aos 21 anos, quando se elegeu deputado estadual. Depois, foi eleito duas vezes deputado federal e retornou à Assembleia Legislativa, além de ter sido secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná do governo Beto Richa (PSDB). Em 2018, foi eleito governador em primeiro turno por 3,2 milhões de paranaenses, o equivalente a 60% dos votos válidos.

Como candidato a vice-governador, a chapa que concorre ao segundo mandato no Palácio Iguaçu conta novamente com o presidente licenciado do Sistema Fecomércio, o empresário Darci Piana (PSD), de 80 anos.

Com 114 páginas, o Plano de Governo da coligação de Ratinho Junior engloba o contexto e o planejamento estratégico a ser seguido até o fim de 2026. O objetivo, segundo a equipe, é aprofundar as mudanças com foco na eficiência da máquina pública, desburocratização, criação de um ambiente favorável aos negócios e melhoria dos indicadores econômicos e sociais.

Imagem ilustrativa da imagem Requião e Ratinho Jr. registram candidaturas e planos de governo
| Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

Leia também: Paraná terá nove candidatos ao governo

OPOSIÇÃO

A Federação Brasil Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, protocolou no dia 1º de agosto a candidatura de Roberto Requião (PT) com o ex-presidente da Itaipu Jorge Samek (PT) como vice da chapa.

Requião, 81 anos, é advogado, formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná e em Jornalismo pela PUC-PR. Cursou, ainda, Urbanismo pela Fundação Getúlio Vargas. Ele foi deputado estadual (1983-85), prefeito de Curitiba (1986-89), secretário do Desenvolvimento Urbano do Paraná (1989-90), governador do Paraná por três mandatos(1991-1994 e 2000 a 2008) e senador da República duas vezes (1994-2002 e 2009-2018).

entrevista do ex governador do parana  roberto requiao - foto: roberto custodio - folha de londrina - 25/11/2021
entrevista do ex governador do parana roberto requiao - foto: roberto custodio - folha de londrina - 25/11/2021 | Foto: Roberto Custódio

Com 50 páginas, o Plano de Governo da federação de Requião é chamado de Manifesto o Paraná para o povo do Paraná, "com o objetivo de recolocar a população paranaense no centro da atenção da ação governamental", segundo a coligação. O documento diz que o objetivo da federação é colocar ao eleitor uma alternativa e define três eixos: “Cuidado com as pessoas e com as famílias”; “Gestão de Governo eficiente e democrática”; e “Desenvolvimento Econômico e Territorial” do Paraná.

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER:

+Projeto proíbe nomeação de parentes de membros do TCE em cargos em comissão

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1