Imagem ilustrativa da imagem Moro e Alvaro estão tecnicamente empatados na disputa ao Senado, diz pesquisa
| Foto: Geraldo Majela e Pedro França/Agência Senado

Uma nova pesquisa estimulada para o Senado no Paraná mostra o ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil) com 30% das intenções de votos contra 27% do senador Alvaro Dias (Podemos). Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados na disputada pela única vaga do Estado nessas eleições de 2022. O levantamento produzido pela Real Time Big Data e encomendado Grupo RIC/Record TV foi divulgado nesta terça-feira (16).

Na estimulada, em que foram apresentados os nomes de 10 candidatos ao Senado, o deputado federal Paulo Martins (PL), que é tido como candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), aparece com 8% Na sequência, outros seis candidatos pontuaram. São eles: Aline Sleutjes (Pros) com 2%, Rosane Ferreira (PV), 2%, e Orlando Pessuti (MDB), Laerson Matias (PSOL), Desiree Salgado (PDT) e Carlos Saboia (PMN), todos com 1% cada.

A sondagem ainda mostrou que 12% dos eleitores paranaenses pretendem anular ou votar em branco para o Senado e outros 15% não sabem em quem irão votar.

Leia também: Quase 80% dos deputados estaduais tentam a reeleição no Paraná

GOVERNO DO ESTADO

A mesma pesquisa Real Time Big Data também aponta vantagem do atual governador Ratinho Junior (PSD) na disputa pelo governo, com 52% das intenções de voto. O principal adversário, o ex-governador Roberto Requião (PT), tem 18%. Na estimulada, quando são apresentados aos eleitores os nomes dos nove candidatos que concorrem ao Palácio Iguaçu, outros quatro candidatos atingiram apenas um 1% cada um. São eles: Ricardo Gomyde (PDT), Professor Ivan (PSTU), Ângela Machado (PSOL) e Vivi Motta (PCB). Já Solange Bueno (PMN), Joni Correia (DC) e Adriano Correia (PCO) não pontuaram.

Considerando apenas os votos válidos, a liderança de Ratinho Jr é ainda maior. O candidato à reeleição tem 71%, contra 25% de Requião, ou seja, aponta vitória ainda no primeiro turno. Na corrida ao governo, 13% dos entrevistados disseram que irão votar em branco ou nulo e outros 13% não sabem ou não responderam a sondagem.

Leia também: Ao TSE, Ratinho Jr. e Requião declaram queda no patrimônio

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados, apenas três concorrentes ao governo do Paraná foram lembrados. Ratinho Jr foi o escolhido por 31% das intenções de voto, Requião por 10% e Ângela Machado alcançou 1%.

.

O levantamento encomendado pelo Grupo RIC/ Record TV ouviu 1.500 eleitores do Estado do Paraná, entre os dias 13 e 15 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (tribunal Superior Eleitoral) sob o número PR-06612/2022.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1