Londrina, apesar de seus 80% de votos no Bolsonaro e deputados que nos dão vergonha, se mostra, nesta Folha, com opiniões corajosas contra manifestações proto-fascistas, que, bem lembrado, sempre terminaram de cabeça pra baixo. Corajoso também foi Padre Manuel em seu artigo "Priorização da Vida". Daniel Guerrini (professor da UTFPR) - Londrina

Cuidados com as compras

Neste momento de crescimento de casos de Covid, precisamos ser seletivos na escolha de nossas compras. Aquele estabelecimento que não estiver cumprindo rigorosamente as regras de prevenção de contágio. Disponibilização de álcool em gel em vários locais, exigência do uso de máscaras por parte dos clientes e funcionários. Local para lavagem das mãos, higiene e aparência do ambiente de forma que proporcione segurança para todos. Tem estabelecimento que os corredores são estreitos e mercadorias amontoadas, não permitindo distanciamento entre as pessoas. O momento é outro, precisamos da capacidade e criatividade de nossos empresários e clientes. Somos parte integrante do processo. Não adquirindo e nem entrando em locais que não ofereçam segurança para todos. Vemos restaurantes e bares abertos sem o mínimo de prevenção. Para que possamos passar por este momento sem grandes sofrimentos e sem paralisar a economia, precisamos todos ser muito seletivos. Depois não adianta reclamar que o comércio esta fechado, pois as autoridades não terão outra alternativa.

José Cezar Vidotti (economista) Londrina

MEMÓRIAS

8 de junho de 2018

Educação de qualidade exige investimento e tecnologia

Investir na formação de professores, democratizar o acesso a ferramentas tecnológicas e incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Esses são caminhos apontados por especialistas, durante a 11ª edição do EncontrosFolha, para melhorar indicadores de avaliação dos estudantes e garantir o desenvolvimento do País. Como transformar a educação para superar os baixos índices de avaliação dos estudantes brasileiros e garantir que crianças e jovens sejam formados para que tenham acesso a melhores oportunidades no futuro, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil?