Lendo a Seção "Opinião do leitor" de 24/08/2024, encontrei o texto de Gab Saab sobre a importância das decisões tomadas pelas mulheres. Destaco 4 frases para uma breve análise.

1 - "atualmente, as mulheres entendem seu valor e reconhecem seu potencial" e 2 - "ela se deprime e por vezes adoece", quando em relacionamentos inadequados. Uma mulher que saiba qual é seu verdadeiro valor e potencial, que se ame pelo que é e pelo que pode ser e fazer e que, assim, pode fazer uma avaliação objetiva do mundo que a cerca, dificilmente irá adoecer ou se deprimir por um relacionamento inadequado. Ela, simplesmente, não entrará neste relacionamento, porque perceberá que nada de bom isto lhe trará.

3 - "a união normalmente é atrelada aos bens do casal" . Atrelar o convívio entre duas pessoas ao que estas pessoas possuem de bens não é, exatamente, uma boa definição para união matrimonial, visto que pode ocorrer entre os mais variados membros de uma família. A união matrimonial está acima disto e envolve componentes muito mais impactantes do que a posse de moradias, carros e dinheiro. Uniões que nisto se baseiam são apenas "parentais" ou "contratos de convivência" e não casamentos.

4 - "o casamento é a escolha mais importante da vida da mulher". Ao final de um texto em defesa da liberdade feminina, esta frase soa anacrônica. O casamento é algo que vem complementar uma vida equilibrada, profissional, afetiva e psicológica de pessoas, homens e mulheres, que já possuem a noção correta de quem são e onde pretendem chegar. Sós ou acompanhados. Se a companhia for agradável, melhor ainda, porque a estrada é longa.

Nina Cardoso (psicóloga) Londrina

***

Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.

COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA opiniao@folhadelondrina.com.br