Neste domingo (18), acontecerá um dos maiores processos seletivos da história do Brasil, com a aplicação das provas do CNU (Concurso Nacional Unificado), o chamado "Enem dos concursos". São mais de 2,1 milhões de candidatos disputando as 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. No Paraná, são 74.716 inscritos, sendo 10.898 em Londrina. Os dados são do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos).

Em Londrina, são 13 os locais de prova e, como não poderia deixar de ser, a escala do concurso unificado impõe desafios logísticos para as prefeituras. O MGI solicitou, via ofício, em julho, que os municípios evitassem realizar grandes eventos no dia 18 de agosto. Segundo o Ministério, o objetivo é favorecer o deslocamento da população no dia do exame, além de manter a segurança nos locais de aplicação.

À reportagem da FOLHA, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) informou que fará o acompanhamento da demanda de ônibus nos terminais e vai liberar carros extras conforme necessário.

O CNU seria realizado em 5 de maio, mas foi adiado por decisão do governo federal em razão das enchentes que ocorreram no mês de abril e maio, no Rio Grande do Sul .

A lista de aprovados está prevista para ser divulgada em 21 de novembro. É preciso ficar atento. O CNU terá três listas de chamada e os candidatos que não responderem às convocações serão desclassificados, segundo informou a ministra Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. "Eu queria que as pessoas fiquem muito atentas porque a gente faz três chamadas. Se a pessoa não atende as três chamadas, ela está fora", disse.

A grandiosidade de inscritos e a logística mostra que o CNU é mais do que um simples processo seletivo. É um reflexo da busca dos brasileiros por estabilidade no trabalho. Para muitos, conquistar uma dessas vagas representa a chance de um futuro mais seguro. Mas para isso será preciso vencer a elevada concorrência, pois são 318 candidatos por vaga. Boa sorte para os candidatos!

Obrigado por acompanhar a FOLHA!