As vendas de Dia das Mães frustraram os comerciantes paranaenses que esperavam aumentar os negócios em 2024 em comparação com o ano passado.

Uma pesquisa encomendada pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) mostrou que mais da metade dos comerciantes paranaenses relatou queda nas vendas do Dia das Mães.

Os resultados foram bastante frustrantes quando lembramos que se trata da segunda data mais importante para o comércio, celebrada no segundo domingo de maio. Perde apenas para o Natal.

De acordo com os dados, 51% dos lojistas apontaram que as vendas alusivas à data foram inferiores às do ano passado; para 30% foram iguais e para 19% foram superiores. No geral, o desempenho foi negativo, apresentando uma queda de 6,5%.

Foram ouvidos 206 comerciantes nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Cascavel e Francisco Beltrão entre os dias 13 e 15 de maio.

O presidente da Faciap, Fernando Moraes, disse que a queda pode ser atribuída principalmente a uma redução do poder de compra dos consumidores nos últimos meses. Mas, na opinião dele, ainda não é hora de ligar o sinal de alerta, pois os números podem refletir um "movimento normal de mercado, que não caracteriza um fenômeno".

Há muitas hipóteses que podem explicar a baixa nas vendas. Pode ser uma desaceleração na economia ou inflação, resultando em um presente mais barato para o Dia das Mães.

Também podemos falar em uma mudança nos padrões de consumo, como migração para compra online ou a opção por presentear com "experiências", como levar as mães para jantar ou uma viagem.

Uma hipótese que precisa ser levada em conta é quanto a eficácia na campanha de marketing utilizada pelos comerciantes paranaenses, fator também observado por Fernando Moraes, em entrevista à imprensa.

"O que a pesquisa revela é que os comerciantes precisam avançar em suas estratégias de marketing e de comunicação para atrair o novo consumidor, que está cada vez mais digital", disse o presidente da Faciap.

A eficácia das campanhas de publicidade do Dia das Mães deve trabalhar uma comunicação eficaz, utilizando mensagens que valorizem a data e ressoem emocionalmente com o público, enfatizando amor e gratidão.

O segundo motor de vendas do comércio, o Dia das Mães, é um período importante na movimentação da economia dos municípios. Durante décadas, vem sendo um fenômeno comercial que precisa continuar sendo construído por meio de uma boa comunicação com o público.

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