São Paulo e Buenos Aires, Argentina - Um brasileiro foi morto após ser atingido por um pedaço de gelo que se desprendeu do teto de uma caverna na cidade de Ushuaia, capital da província Terra do Fogo, na Argentina, nesta quarta-feira (2).

De acordo com a embaixada do Brasil na Argentina, a polícia de Ushuaia comunicou a morte do brasileiro, que ainda não havia tido idade e nome identificados, nesta quinta (3).

Segundo a Gendarmeria - uma espécie de polícia nacional argentina -, o brasileiro não possuía identificação e teria em torno de 30 anos. Ele estava viajando pela Argentina havia alguns meses e vivia em um trailer que estava estacionado no camping do rio Pipó.

O acidente ocorreu na tarde de quarta, pouco antes das 17h. A Cueva Jimbo se encontra dentro do Parque Nacional Tierra del Fuego.

LEIA TAMBÉM:

+ Justiça investiga elo de extremistas com agressores de Cristina

Há dois anos, esta caverna passou a chamar a atenção do turismo por conta da formação glaciar e por ter silhuetas muito marcadas, causando muito impacto visual. Porém, o acesso à caverna foi proibido pela polícia da província e havia vários avisos proibindo o ingresso nela, segundo relata a própria polícia da Tierra del Fuego.

A equipe de auxílio dessa força afirmou que o local não pode ser acessado por veículos, sendo necessário caminhar por 9 km para chegar à caverna.

O aviso do acidente foi dado à polícia por um morador da região, que enviou fotos e vídeos do acidente, afirmando que a vítima tinha sido atingida na cabeça.

Segundo a imprensa local, a vítima fazia parte de um grupo de turistas brasileiros que visitava o lugar.

Em um vídeo gravado por um deles, publicado no site do jornal “La Nación” e nas redes sociais, também da Argentina, é possível ver o momento da queda.

Desde 2021, as autoridades do Parque Nacional da Terra do Fogo alertam sobre o perigo de se aproximar da Caverna de Gelo, de acordo com a imprensa local. Eles reportam que cientistas do Centro Austral de Pesquisa Científica já haviam confirmado que o local está "em risco de colapso" e que pedaços de gelo e pedras estão constantemente se soltando do teto da gruta.

A embaixada brasileira ainda buscava informações sobre o acidente e a identificação da vítima, para então tentar contato com familiares.

Apesar de ser menos visitada por brasileiros do que Buenos Aires e Bariloche, a cidade de Ushuaia é um destino turístico na Argentina, conhecido por comportar o complexo de esqui mais ao sul do mundo, com 34 pistas de níveis diferentes de dificuldade.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.