O projeto de extensão “Correndo contra o câncer”, da UEL (Universidade Estadual de Londrina), está com inscrições abertas para novos participantes. A ação tem como público-alvo pessoas que têm ou tiveram câncer, e busca trabalhar com exercícios físicos visando aumento da força muscular e melhora do equilíbrio, coordenação motora e capacidade cardiorespiratória.

O coordenador do projeto e professor da UEL, Rafael Deminice, explica que a iniciativa surgiu a partir da necessidade de criar um ambiente propício e seguro para a prática de exercícios para esse público.

“A grande maioria das pessoas relatava que não se sentia bem naqueles espaços [de exercícios da cidade], não se sentia segura ou mesmo não sabia que podia fazer exercícios mesmo estando em tratamento oncológico, fazendo quimioterapia, radioterapia ou depois de uma cirurgia”, explica Deminice.

O professor destaca que os estudos entre cânceres e exercícios físicos já ocorrem há mais de dez anos, e que há benefícios amplos para a saúde.

“Todos esses exercícios contribuem do ponto de vista físico. O exercício é excelente para o coração, para os pulmões, músculos e ossos”, afirma, citando ainda que podem diminuir sintomas de depressão e ansiedade. “A maioria das pessoas chega sem conseguir correr, então nós trabalhamos caminhada e outras capacidade, até que hoje temos muitas pessoas que correram até quatro quilômetros.”

INSCRIÇÕES

As inscrições para participar do projeto podem ser feitas pelo site www.correndocontraocancer.org, na aba “Participar”. É preciso preencher um formulário simples, com informações sobre o participante, e aguardar o contato da equipe responsável pelas atividades.

“Marcamos uma avaliação física para detectar riscos e garantir a integridade da pessoa, além de saber qual a capacidade física inicial dela”, explica Deminice. São três turmas que praticam as atividades no campus da UEL.

IMPACTO

O professor destaca que o “Correndo contra o câncer” possui três pilares: a extensão, com o atendimento de quase 70 pessoas na cidade; o ensino, dando oportunidade de estágio para alunos da Educação Física; e a pesquisa, com a participação de mestrandos e doutorandos.

Outro ponto central do projeto é a disponibilização de informações científicas de maneira clara para a comunidade por meio da seção “Aprenda mais”, também disponível no site www.correndocontraocancer.org.

Para acompanhar as novidades do “Correndo contra o câncer”, basta acessar a página do projeto no Instagram (www.instagram.com/correndocontraocancerbr).