Nove paróquias de Londrina e três da região metropolitana realizam a transmissão das missas pela internet. A prática, já adotada para facilitar o acesso às celebrações, agora será a única forma de acompanhar as missas em razão da pandemia de coronavírus.

Imagem ilustrativa da imagem Coronavírus: Paróquias de Londrina transmitem missa online
| Foto: Viviani Costa/Grupo Folha

Nesta semana, um decreto publicado pela Arquidiocese de Londrina permitia a realização das celebrações com a participação de até 50 pessoas e, de preferência, ao ar livre. Porém, após a confirmação de novos casos de coronavírus no Paraná e um em Londrina, a Arquidiocese optou por suspender a participação dos fiéis. Os padres foram orientados a celebrar as missas diariamente, mas de forma restrita e privada.

Diante de tantas mudanças, párocos e fiéis tentam se adaptar à nova rotina. Na Catedral Metropolitana de Londrina, a estrutura para a transmissão online das missas havia sido montada próximo à entrada principal para que quem passasse em frente ao local pudesse também acompanhar a celebração do lado de fora, na escadaria.

Imagem ilustrativa da imagem Coronavírus: Paróquias de Londrina transmitem missa online
| Foto: Viviani Costa/Grupo Folha

Porém, mesmo com a suspensão da participação dos fiéis, não houve tempo hábil para transferir a estrutura de transmissão para o altar. Nesta quinta-feira (19), as portas na entrada principal da Catedral permaneceram abertas na celebração realizada ao meio-dia. Já os portões estavam fechados. O som foi apenas transmitido pela internet, mas alguns poucos fiéis ainda tentaram acompanhar a missa da escadaria.

Imagem ilustrativa da imagem Coronavírus: Paróquias de Londrina transmitem missa online
| Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

Ao fim da celebração, o padre Rafael Solano aproveitou para reforçar as recomendações de prevenção ao coronavírus. “Sabemos que a única solução que nós temos nas mãos é a prevenção. Se você tem mais de 60 anos de vida, não saia da sua casa. Faça uma experiência de quarentena. Fique em casa que nada grave vai acontecer. Se você tem problemas ou sintomas, procure imediatamente um posto de saúde.”

Aos 75 anos, a aposentada que acompanhava a missa do lado de fora reconheceu que se descuidou da prevenção. “Eu nem devia estar aqui, mas vi as pessoas em oração e achei importante rezar também. É um momento difícil. Saí só um pouco de casa, mas a gente não pode esquecer os cuidados mesmo”, disse. Ela preferiu não se identificar.

“Estamos nos adaptando. A Eucaristia se celebra dentro de cada ser humano. As paróquias permanecerão fechadas e o povo poderá acompanhar as missas pela internet. A Eucaristia transcende paredes. Só temos uma saída: fazer uma boa prevenção. Sem paranoia, sem neurose, mas muito consciente. É urgente, indispensável e de bom senso. Se nós brasileiros não tomarmos consciência do isolamento social, vamos estar andando na contramão. Sigamos as recomendações da OMS [Organização Mundial da Saúde] e do Ministério da Saúde”, reforçou o padre Rafael Solano.

As missas na Catedral Metropolitana de Londrina podem ser acompanhadas ao vivo no Facebook e no Youtube, de segunda a sexta-feira em dois horários: às 7h e ao meio-dia. Aos domingos a transmissão será às 7h30, 9h e 10h30. A programação completa com as transmissões realizadas por outras paróquias e horários pode ser conferida no site da Arquidiocese de Londrina (arquidioceselondrina.com.br/).