Um evento inusitado chamou a atenção dos moradores e pecuaristas em Goiás na primeira semana de outubro. Uma vaca Holandesa, carinhosamente chamada de Patrola, surpreendeu seus cuidadores ao dar à luz dois bezerros saudáveis com um intervalo de 24 dias entre os nascimentos.

Na última quarta-feira (9), o produtor rural Vilmone Vieira dos Santos encontrou Patrola ao lado de um bezerro recém-nascido. A novilha já havia parido um bezerro no dia 13 de setembro.

Imagem ilustrativa da imagem Nascimento de bezerros gêmeos surpreende produtor rural em Goiás
| Foto: Reprodução
Imagem ilustrativa da imagem Nascimento de bezerros gêmeos surpreende produtor rural em Goiás
| Foto: Reprodução

O caso raro aconteceu na cidade de histórica Pilar de Goiás, na região do Vale do São Patrício, no interior do estado distante 263 quilômetros da capital goiana.

"Nasceram duas fêmeas de excelência", conta Santos, destacando que uma das bezerras possui a coloração vermelha e branca, enquanto a outra é preta e branca, ambas características da raça Holandesa, também conhecida como Holstein-Friesian.

Imagem ilustrativa da imagem Nascimento de bezerros gêmeos surpreende produtor rural em Goiás
| Foto: Reprodução
Imagem ilustrativa da imagem Nascimento de bezerros gêmeos surpreende produtor rural em Goiás
| Foto: Reprodução

Mesmo encantado com a surpresa, o maior mistério para Santos é descobrir a paternidade das bezerras. "Não sei se é do mesmo pai. Uma é filha de um touro que veio ficar em confinamento aqui, lá de Itapaci", explica o produtor.


icon-aspas Os bezerros são gabirus e os meus vizinhos têm tudo Gado PO (Puro de Origem). Já estou doidinho da cabeça"
Vilmone Vieira dos Santos - produtor rural sobre paternidade dos bezerros da vaca Patrola

No sítio Recanto, a família de Santos possui cerca de 40 vacas leiteiras e alguns bezerros. Sem touros reprodutores próprios, Santos utiliza inseminação artificial para o manejo reprodutivo das vacas. Recentemente, um touro de um amigo ficou na propriedade para engorda e Patrola foi solta com ele.

Intrigado, Santos ainda desconfia de um touro aleijado que ficava solto na propriedade. "Ninguém suspeitava dele", comenta. Ele também considera a possibilidade de o touro do vizinho Júlio ser o pai, mas logo descarta a ideia. "Os bezerros são gabirus (bovinos sem genética para a produção de carne) e os meus vizinhos têm tudo Gado PO (Puro de Origem). Já estou doidinho da cabeça", diverte-se o produtor. A solução para o mistério virá com o resultado do teste de DNA, marcado para esta sexta-feira, 11 de outubro.

PARTO GEMELAR DE VACAS HOLANDESAS

O caso de Patrola reacendeu a discussão sobre o parto gemelar em vacas leiteiras. O médico veterinário Luigi Carrer Filho, diretor de Pecuária da SRP (Sociedade Rural do Paraná) e especialista na área de reprodução animal e melhoramento genético em bovinos, explica que esse fenômeno é raro, com uma probabilidade de apenas 0,5%, e pode ocorrer por divisão de um embrião ou por ovulação múltipla.

Segundo Carrer, a inseminação artificial, em especial a técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que utiliza protocolos hormonais para induzir a ovulação, pode aumentar a incidência de partos gemelares para cerca de 3%. "O fenômeno pode acontecer de duas maneiras: pela divisão de um embrião em dois, resultando em gêmeos idênticos, ou por uma ovulação múltipla devido a um desequilíbrio hormonal, onde mais de um óvulo é fecundado", ensina.

O caso específico de Goiás também levantou questões sobre a possibilidade de fecundação por dois touros diferentes, já que as bezerras nasceram com cores distintas. E, para o especialista é possível.

Desafios e oportunidades

Patrola e as bezerras agora precisam de cuidados especiais, uma vez que o especialista aponta riscos associados ao parto gemelar, como colapso vaginal, inflamação do útero e retenção de placenta, que podem levar a infecções.

Além disso, ele menciona a necessidade de uma nutrição adequada para a vaca, que precisa produzir leite suficiente para alimentar dois bezerros e ainda produzir. "Para garantir a saúde e o desenvolvimento dos bezerros, é necessário manter uma nutrição adequada e manejo cuidadoso. Em casos onde a vaca não produza leite suficiente, o produtor pode utilizar leite em pó ou permitir que os bezerros mamem de outras vacas com produção excedente de leite", aconselha.

Para o especialista, com os cuidados adequados e o uso de tecnologias avançadas, é possível manejar esses eventos raros de maneira eficiente, garantindo a saúde dos animais e a viabilidade econômica da produção.

Leia mais: