Pelo terceiro ano consecutivo, a Ficafé (Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná) será realizada em conjunto com a Feira Sabores, evento que reúne outros produtos certificados e especiais da região rica no agro, composta por 45 municípios paranaenses.

A expectativa neste ano é atrair até 4 mil visitantes, o dobro do volume registrado em 2023. A Ficafé será realizada entre 29 e 31 de outubro, no Centro de Eventos de Jacarezinho. Odemir Capello, idealizador e organizador do evento, relembra que a feira foi criada em 2008 para dar visibilidade ao café produzido na região do Norte Pioneiro.

“Desde 2022, o evento é realizado simultaneamente com a Feira Sabores, que criamos para valorizar todos os produtos diferenciados do agro, não apenas o café”, comenta. A feira abriu-se oficialmente para outras atividades como fruticultura, avicultura, orgânicos e apicultura.

“Hoje, somos o estado com mais Indicações Geográficas do Brasil e estamos ampliando o espaço. Temos cerca de 60 produtos diferenciados do agro, com certificação, premiação internacional, produtos orgânicos, todos do Norte Pioneiro”, pontua. A IG (Indicação Geográfica) é uma espécie de patente que identifica um produto ou serviço originário de um território quando seu diferencial é atribuído à região onde fica.

AMPLA PROGRAMAÇÃO

A Ficafé contará com exposição de máquinas, equipamentos e insumos para a agricultura, degustação de cafés especiais e de produtos diferenciados do agro, workshops, palestras, concurso e leilão de cafés especiais, além do networking entre os membros desta importante cadeia produtiva que movimenta a economia do Norte Pioneiro.

Ficafé espera atrair o dobro de visitantes em comparação à edição de 2023
Ficafé espera atrair o dobro de visitantes em comparação à edição de 2023 | Foto: Divulgação

O público-alvo é vasto, formado por produtores, profissionais do agro, lideranças, empresários, além de compradores que participarão das rodadas de negócios. O propósito da feira é consolidar o Norte Pioneiro como uma região detentora de produtos diferenciados do agro, com benefícios para micro e pequenas empresas e ao produtor rural.

“A programação está bem diversificada, com todos os segmentos do agro onde temos atuação. Este ano vamos começar a trabalhar mais forte o mel, dentro de uma proposta de valor que é a sustentabilidade ambiental promovida pelas abelhas”, detalha.

Somente sobre as marcas de café do Norte Pioneiro, serão mais de 20 em exposição no evento.

MULHERES

Maria Aparecida Maciel Gomes, presidente da Amucafé (Associação das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná), destaca que a associação participa da Ficafé desde a criação da entidade, em 2019. A Amucafé surgiu com o propósito de atender as demandas das produtoras e facilitar a comercialização dos seus produtos.

“Neste ano vamos participar expondo a nossa marca coletiva Café das Mulheres, além de também mostrar as marcas individuais das nossas associadas”, destaca.

Maria Aparecida Gomes, da Amucafé, destaca o protagonismo das mulheres
Maria Aparecida Gomes, da Amucafé, destaca o protagonismo das mulheres | Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Gomes, a Ficafé é uma feira que proporciona grande visibilidade aos cafés produzidos pelas mulheres. “É uma oportunidade de mostrar o nosso produto e toda a importância do trabalho feminino que está levando ao público cafés de excelente qualidade”, acrescenta.

A qualidade do café produzido pelas quase 60 associadas em 12 municípios do Norte Pioneiro é atestada pelos resultados em concursos desde a fundação da Amucafé, há cinco anos.

“Ao todo, 16 produtoras já ganharam concursos nesse período. Já tivemos mulheres campeãs no Concurso Café Qualidade Paraná, concurso nacional da Abic, da Ficafé e no Concurso Três Corações Florada Premiada”, lista a presidente da Amucafé.

Ela acrescenta que a associação foi criada e formalizada há cinco anos, mas o projeto Mulheres do Café teve início antes, desde 2013.

Os contatos da entidade são (43) 98809-3245 (WhatsApp), Insta @mulheresdocafenppr ou Facebook mulheresdocafedonortepioneirodoparana.

VENCEDOR DE 2023

Com propriedade em Tomazina e participante da Ficafé desde 2012, o produtor de café Agnaldo Peres foi o vencedor da categoria cereja descascado no concurso realizado pela Ficafé em 2023.

O café premiado foi o arábica, da variedade catuaí amarelo. “Ele geralmente vem com notas sensoriais de caramelo, baunilha, floral, chocolate amargo, castanha, nozes, rapadura, doce de leite, com finalização doce, acidez vibrante e corpo amanteigado”, descreve.

Entre as práticas que garantem a produção de um café de qualidade, Agnaldo cita uma boa análise de solo, um bom manejo de pragas e doenças, manter parte do terreno com braquiária para evitar erosão e fazer a manutenção da umidade no solo.

Após a colheita do café realizada no pano é feita a lavagem e, posteriormente, a separação dos grãos. Depois são feitos três processos de secagem dos grãos, que nunca devem ultrapassar 40 graus. Segundo Agnaldo, ter bons colaboradores também é fundamental.

O cafeicultor é membro da Acenpp (Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná) – atua como 2º tesoureiro.

A entidade participará da Ficafé com um estande expondo os cafés torrados especiais com o selo de Indicação Geográfica. Os membros vão tirar dúvidas de produtores sobre a IG e farão o cadastro de novos sócios – hoje são 29 integrantes.

“Hoje, o Norte Pioneiro produz uns dos melhores cafés especiais do Brasil e vem crescendo ano a ano com apoio do governo estadual, das prefeituras, do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural) e do Sebrae”, conclui Agnaldo.

SERVIÇO

As inscrições para a Ficafé são gratuitas. Mais informações, como a programação completa, podem ser obtidas pelo site ficafe.com.br.