A adoção de estratégias digitais fez agricultores do Norte Pioneiro ampliarem em até 30% as vendas em meio à crise provocada pela pandemia do coronavírus.

“Com o fechamento das feiras no início da pandemia, muitos vieram buscar no sítio, e as entregas também cresceram bastante”, explicou Thaise
“Com o fechamento das feiras no início da pandemia, muitos vieram buscar no sítio, e as entregas também cresceram bastante”, explicou Thaise | Foto: Gustavo Carneiro

O produtor rural Davi de Abreu Rocha, de Siqueira Campos, viu as vendas despencarem após o início da quarentena, já que atendia principalmente mercados, quitandas e restaurantes.

Diante da queda, era preciso se reinventar para retomar a clientela. Foi o que ele fez. Davi procurou consultoria técnica do Sebrae e, para recuperar os clientes perdidos, aprendeu sobre marketing digital e canais de vendas online. A estratégia deu certo.

“Hoje, vendo 30% a mais do que vendia antes da pandemia. A crise me gerou uma oportunidade nova para aumentar meu faturamento. Não vou parar mais”, comemora. O hortifrúti é entregue aos clientes lavado e embalado.

Davi divulga os produtos pelas plataformas WhatsApp Business, Facebook, Google Meu Negócio e, a partir do início desta semana, já está disponibilizando uma plataforma de pagamento digital.

O produtor rural Davi de Abreu Rocha, de Siqueira Campos: "A crise me gerou uma oportunidade nova para aumentar meu faturamento"
O produtor rural Davi de Abreu Rocha, de Siqueira Campos: "A crise me gerou uma oportunidade nova para aumentar meu faturamento" | Foto: Divulgação

O agricultor tenta driblar as dificuldades operacionais – a principal é a instabilidade no sinal de internet no sítio onde cultiva verduras e legumes orgânicos. “Debaixo da paineira é o lugar mais alto, eu aprendi que é o melhor lugar, então vou para lá para me comunicar com os meus clientes”, relata, com humor.

Davi está à frente da Associação de Produtores da Agricultura Familiar de Siqueira Campos e, ciente da necessidade de conectar mais produtores com o cliente final, já divulgou as mudanças no negócio aos colegas – a entidade conta hoje com 19 sócios. Segundo ele, o resultado tem sido extremamente positivo. “Três sócios já começaram a fazer consultoria no Sebrae”, concluiu.

Retomada

O consultor do Sebrae Paraná Odemir Capello destaca que a digitalização é um processo importante para que haja uma retomada dos negócios na crise, assim como a cooperação entre os produtores. A instituição tem contado com o apoio de prefeituras do Norte Pioneiro para capacitar os produtores rurais na utilização de ferramentas e plataformas online.

“Grande parte dos pequenos produtores tem problemas de conectividade, então se for proposto um trabalho coletivo, como pequenas cooperativas, isso pode ser mais efetivo. Um grupo em que cada um tem um tipo de produto para compor a cesta, já que geralmente o pequeno agricultor não consegue produzir tudo” destacou.

Hoje, segundo o consultor, são orientados dez grupos de produtores na região do Norte Pioneiro. O trabalho de consultoria do Sebrae, além de explicar sobre canais online de vendas, abrange também a questão da segurança alimentar - uma variável que ganhou ainda mais força em tempos de pandemia.

“Oferecemos consultorias individuais ou em grupo. O consultor ensina o produtor a utilizar ferramentas gratuitas, como WhatsApp Business, Google Meu Negócio e Instagram, por exemplo”, enumerou.

Oportunidade

Assim como no Norte Pioneiro, produtores de Londrina também registraram aumento na venda online de hortifrúti depois do início da pandemia. Em alguns casos, o crescimento chegou a 50%, de acordo com a produtora rural Thaise Helena Rampazzo, da Rampazzo Orgânicos.

“Com o fechamento das feiras no início da pandemia, muitos vieram buscar no sítio, e as entregas também cresceram bastante”, explicou Thaise, que cuida do Sítio Água Boa, no distrito de São Luiz.

Ao todo, são mais de 20 variedades de verduras e legumes orgânicos comercializados atualmente, plantados em uma área de 5 alqueires.

Thaise explica que a venda online foi disponibilizada logo no início do negócio, há dois anos. O principal canal de vendas utilizado é o WhatsApp, seguido do Facebook.

Os pedidos online para quem quer receber hortifrúti em casa devem ser feitos até terça-feira, já que a entrega é feita às quartas-feiras de manhã.

“Colhemos tudo na quarta-feira de madrugada para entregar o produto mais fresquinho possível aos nossos clientes. É direto da terra para a mesa”, destacou.

As vendas online sustentaram o negócio especialmente no início da pandemia, quando as feiras livres foram fechadas – a produtora tem estande na feira de orgânicos do Zerão, nas manhãs de sábado, mas que só foi reaberta há cerca de um mês.