Badalado duo francês de música eletrônica nascido na década de 1990, o Daft Punk anunciou o fim dos trabalhos nesta segunda-feira (22). A publicação do vídeo denominado "Epilogue" traz o cartaz que decreta o fim do ciclo: "1993-2021". A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da dupla, ao portal estadunidense Pitchfork. Não foi divulgado o motivo da separação.

Trecho do filme "Daft Punk Electroma", Guy-Manuel de Homem-Christo programa um detonador na roupa Thomas Bangalter e explode seu parceiro, no vídeo utilizado para anunciar a ruptura. A música "Touch" finaliza o vídeo com a mensagem do refrão: "aguente firme; se amor é a resposta, você está seguro". Os artistas produziram juntos por 28 anos e são referências no cenário do pop e do dance.

Imagem ilustrativa da imagem Pelas redes sociais, Daft Punk anuncia a separação da dupla
| Foto: (Francois Guillot / AFP)

A separação do duo é o assunto mais comentado do Twitter, no Brasil e no mundo, desde o momento do anúncio. Fãs aguardavam novas produções da dupla e foram surpreendidos pela notícia. O último disco de estúdio lançado pelo conjunto foi Random Acess Memories, premiado com o Grammy de melhor álbum de 2013.

Guy-Manuel e Thomas Bangalter lançaram, ao longo da carreira da misteriosa dupla robótica, quatro álbuns de estúdio. Os últimos trabalhos do Daft Punk foram as músicas Starboy e I Feel It Coming - ambas em parceria com The Weeknd.

Para o cinema, o duo trabalhou com a trilha sonora do filme Tron: O Legado, de 2010. Entre os hits mais famosos, se destacam Get Lucky, One More Time, Around the World e Lose Yourself to Dance.

*supervisão de Patrícia Maria Alves (editora)