Desde sexta-feira (20) Londrina sedia a fase final da 32ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), Divisão A. A competição , que teve a cerimônia de abertura no sábado (21), é destinada a atletas na faixa etária de 15 a 19 anos. O presidente da FEL (Fundação de Esportes de Londrina), Fernando Madureira, ressalta que serão 6.490 participantes, divididos em 421 equipes, de 74 cidades paranaenses entre atletas e comissão técnica. Desse total participam cerca de 5 mil atletas nos dez dias de competição em 18 modalidades esportivas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, rugby, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Londrina terá a maior delegação entre todos os municípios, com 374 atletas. "Nossa expectativa é que Londrina seja campeã por equipes na classificação geral. As chances são muito grandes, já que na etapa anterior o município ficou atrás apenas de Curitiba", destaca. Segundo ele, o aumento da prática esportiva também tem o benefício de aumentar a atividade física das pessoas e isso possui impacto na saúde, já que atua preventivamente contra possíveis doenças. Ele destaca também que haverá também o impacto na segurança pública, porque o esporte tira as pessoas das ruas. “Outro benefício para o município com a realização dos Jogos da Juventude é o incremento do turismo esportivo, já que além dos atletas e da equipe técnica, muitos familiares vem ao município para acompanhar seus familiares".

Badminton: esporte praticado entre dois ou quatro jogadores, que usa raquetes, está dividido por uma rede e, ao invés de uma bola, é jogado com uma espécie de peteca.

Comissão técnica: equipe multidisciplinar que cuida da preparação técnica, tática, física, psicológica, nutricional, entre outras, da uma equipe