Amos era um ratinho que adorava o mar. Gostava de ouvir o som das ondas quebrando na areia. Apreciava o cheiro da maresia. Gostava de sentar na praia e adorar o mar.

De tanto pensar no mar, certo dia resolveu conhecer o oceano mais de perto. Resolveu construir um barco para se aventurar no mar.

Após dias e noites de trabalho, Amos termina seu barquinho e o enche de queijo, bolacha, aveia, castanha e mel. Arruma a mala e se lança ao mar.

O ratinho navega encantado com as coisas do oceano.

Um dia encontra um grupo de baleias dançando pelas ondas. Fica tão deslumbrado que acaba se descuidando e caindo do barco.

Sem conseguir retornar à embarcação, Amos passa dias boiando pelo oceano. Enfrenta fome, vento e tempestade. Tudo parece triste até o momento em que surge uma baleia ao seu lado e pergunta: “Que tipo de peixe é você?”

Em um encontro inesperado, Amos conhece a baleia Bóris, que resolve levar o ratinho de volta para casa em terra firme. A viagem demora dias e noites. Durante o trajeto, os dois conversam sobre as coisas e sobre o mundo. Sobre o que pensam e sobre o que sentem.

Apesar das diferenças, Amos e Bóris estabelecem uma forte relação de amizade.

Quando finalmente a baleia deixa o ratinho em casa, os dois sabem que um não se esquecerá do outro. Mesmo com o ratinho vivendo em terra e a baleia vivendo no mar.

Como o vento dá muitas voltas, Amos e Bóris voltam a se encontrar em um momento em que a baleia precisa de ajuda. Após um tempestuoso furação, Bóris acaba encalhada na praia. Pequeno, o ratinho entende que precisa ampliar a rede de ajuda para salvar Bóris. E estende a amizade aos grandes elefantes.

Essa história de amizade entre um ratinho e uma baleia está em “Amos e Bóris”, livro infantil do escritor e ilustrador William Steig publicado pela editora Companhia das Letrinhas.

Autor de dezenas de obras infantis, William Steig é mais conhecido pela autoria de “Shrek!”, livro que deu origem a uma série de filmes de desenho animado.

SERVIÇO::

“Amos e Bóris”

Autor – William Steig

Editora – Companhia das Letrinhas

Tradução – Eduardo Brandão

Páginas – 36

Quanto – R$ 54,90