A penúltima noite da 44º edição do FIML (Festival Internacional de Música de Londrina) coloca em cena a música da rainha do rock nacional. O espetáculo “Rita Lee - O Musical” brilhará no palco do Ouro Verde, neste sábado (20), em duas sessões: às 18h30 e às 20h30. Os últimos ingressos estão à venda pela plataforma Sympla.

Com direção musical de André Protásio (RJ) e direção cênica de Carolina Ribeiro (Londrina), a montagem em tributo a uma das maiores vozes do Brasil conta com a participação do Grupo Vocal Entre Nós, do Coro da Rita, com alunos do FIML, e de Miriam Hosokawa, Grupo Chorus, a partir de arranjos inéditos.

A banda é composta pelos músicos Fabrício Martins, ao piano; Gustavo Gorla, na guitarra; Diogo Burka, no contrabaixo; e Bruno Cotrim, na bateria.

Para a FOLHA, Protásio compartilha as expectativas para o evento. “Esperamos proporcionar uma experiência de encantamento com a história dela e suas músicas, porque algumas são muito conhecidas e já estão na memória do público. Eu acho que, com a interpretação que o Entre Nós e que o Coro da Rita e a banda vão mostrar, vai ser uma uma noite incrível e um espetáculo muito bonito”, diz.

Segundo ele, um dos objetivos é transmitir a mesma energia que uma das maiores artistas que o Brasil já teve. “Tem uma música que nós vamos fazer que eu acho que a letra traduz um pouco esse espírito que a Rita Lee queria passar para as pessoas: ‘Mas enquanto estou viva e cheia de graça, talvez ainda faça um monte de gente feliz’. Então acho que é isso: manter a memória da Rita Lee viva e [garantir] que as músicas dela vão continuar fazendo as pessoas felizes assim”, afirma.

Musical reúne coros e banda para resgatar sucessos de Rita Lee
Musical reúne coros e banda para resgatar sucessos de Rita Lee | Foto: Fotografe Estúdio/ Divulgação

PROCESSO CRIATIVO

A ideia de homenagear Rita Lee surgiu de Monique Kodama, diretora do grupo londrinense Vocal Entre Nós, em parceria com Magali Kleber, diretora da Associação de Amigos do Festival de Música de Londrina, ainda em 2023, ano em que a cantora morreu aos 75 anos, mas não foi possível incluir na programação.

Em 2024, o projeto saiu do papel convidando André Protásio, diretamente do Rio de Janeiro, para a direção musical e criação dos arranjos, e Carolina Ribeiro, para direção do espetáculo, que alia música e teatro. A preparação do repertório começou em maio, a partir da seleção de canções e textos baseados na autobiografia da cantora.

Para André Protásio, o responsável pelo roteiro musical, o mais complicado ao adaptar os arranjos à performance cênica foi escolher as músicas para traçar uma narrativa concisa. “Tentei pegar músicas que fossem representativas de diversas fases da Rita Lee, então eu acabei conseguindo pegar do início da carreira dela, dos Mutantes, passando pelo início da carreira solo, onde tiveram dois discos que eu acho maravilhosos, que é ‘Tutti-frutti’, um disco icônico do rock brasileiro, e ‘Atrás do Porto Tem uma Cidade’, que ela no livro não gosta muito desse disco, mas eu acho que é um disco muito bom. Tem ótimas composições lá. E pegar o sucesso que ela fez junto com o Roberto Carvalho nos anos 80”, explica.

Após este processo, Kodama foi quem costurou os diversos textos à encenação do grupo, distribuindo-os aos personagens e momentos da peça. O Entre Nós completa 14 anos de existência em 2024 e tem vasta experiência como coro cênico, tornando o evento inédito ainda mais especial.

“Para mim, o Festival de Música é motivo de muito orgulho, por ser um evento tão importante da nossa cidade, com tanta qualidade e que faz a diferença na vida de tanta gente. Eu realmente encho a boca quando digo ‘Londrina tem o Festival de Música’. Estar na programação, então, nem se fale. O coração fica muito emocionado e cheio de responsabilidade também, porque o Entre Nós tem uma caminhada e temos um público que nos acompanha e valoriza muito nosso trabalho”, declara.

SERVIÇO

Rita Lee – O Musical

Quando: neste sábado (20), às 18h30 e às 20h30

Onde: Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85 - Calçadão de Londrina)

Quanto: Últimos ingressos, à venda pelo Sympla

18h30: Ingressos à venda

20h30: Ingressos aqui