A 43° Semana Literária Sesc & Feira do Livro deste ano começou nesta quarta-feira (7) e segue até domingo (11), no Sesc Cadeião Cultural de Londrina, promovendo lançamentos de livros, bate-papos com escritores, shows musicais, contação de histórias e uma Feira do Livro.

Com o tema “Poesia em toda parte”, em celebração ao aniversário do poeta Paulo Leminski, o evento terá a presença de diversos autores para discutir suas obras e participar de debates sobre a literatura.

Um dos bate-papos terá a presença das autoras Micheliny Verunschk e Giovana Madalosso, nesta quinta-feira (8), às 19h30, de maneira gratuita e livre para todas as idades.

O objetivo do encontro é discutir como a literatura pode agir para transformar relações e o mundo em que vivemos e criamos, passando por questões sobre como podemos entender nossa atuação e como os romances podem nos ajudar a encarar nosso passado e futuro.

Além disso, às 18h30, antes do bate-papo, as autoras vão participar de uma sessão de autógrafos. É possível levar os exemplares para assinar ou adquiri-los na hora do evento.

Micheliny Verunschk: premiada com o Jabuti em 2022 pelo romance "O Som do Rugido da Onça: autora é um dos grandes nomes da literatura contemporânea brasileira
Micheliny Verunschk: premiada com o Jabuti em 2022 pelo romance "O Som do Rugido da Onça: autora é um dos grandes nomes da literatura contemporânea brasileira | Foto: Divulgação

CONHEÇA AS AUTORAS

Micheliny Verunschk é escritora e historiadora, mestre em Literatura e Crítica Literária e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo e, ainda, uma autora renomada de romance e poesia.

Nascida na cidade de Recife, em 1972, a autora descobriu sua paixão pela escrita muito cedo, escrevendo seus primeiros poemas aos 10 anos. A partir disso, publicou diversos poemas e quatro livros antes de lançar seu primeiro romance.

Começou com “Nossa Teresa: Vida e Morte de uma Santa Suicida” em 2014, livro que trata sobre o suicídio, ou como a autora chama, a morte escolhida. Em seguida vieram “Aqui, no Coração do Inferno” (2016), “O Peso do Coração de um Homem” (2017) e “O Amor, esse Obstáculo” (2018), fechando assim a chamada Trilogia Infernal.

Os temas mais recorrentes em suas obras são a exploração do conceito de grafia, como percebido nas obras "Geografia Íntima do Deserto" (2003) e "A Cartografia da Noite" (2010) e, ainda, os animais.

Com a obra de 2003, foi indicada ao Prêmio Portugal Telecom de Literatura, se classificando entre os dez finalistas e sendo a única melhor estreante e a mais jovem a alcançar o feito.

Já em 2014, lança seu primeiro romance, chamado de "Nossa Tereza - Vida e Morte de uma Santa Suicida", trazendo a morte como seu tema principal. Com essa obra, garantiu o Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria de melhor escritora estreante acima de 40 anos.

Por fim, em 2022, lança o renomado romance “O Som do Rugido da Onça”, que lhe garantiu o Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário, maior premiação de literatura no Brasil e, no ano seguinte, o Prêmio Oceanos

Giovana Madalosso: autora paranaense, colunista da Folha de S.Paulo, também fez carreira como roteirista
Giovana Madalosso: autora paranaense, colunista da Folha de S.Paulo, também fez carreira como roteirista | Foto: Nuno Papp/ Divulgação

GIOVANA MADALOSSO

Paranaense nascida em Curitiba, em 1975, Giovana Madalosso é conhecida por sua participação, durante muitos anos, como redatora e roteirista de séries. Contudo, a carreira de Madalosso não se limita a apenas isso. Formada em jornalismo pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), com graduação em roteiro pela New York University e colunista, desde 2023, do jornal Folha de S.Paulo, a escritora também é conhecida por suas produções literárias.

A escritora contemporânea e atual moradora da cidade dos edifícios, a famosa São Paulo, estreou como contista, em 2016, com o livro "A Teta Racional" (Editora Grua), finalista do Prêmio Biblioteca Nacional, que alterna entre contos longos e curtos, falando de relacionamentos, frustrações, carreiras, sonhos, amizades, juventude entre outros. O diferencial é que a obra trabalha a partir da perspectiva feminina onde todas as personagens são mulheres.

Já em 2018, três anos depois, lançou a obra "Tudo Pode Ser Roubado" (Todavia), romance finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, cujos direitos foram negociados para a produção de uma série.

Em 2020, publicou o romance "Suíte Tóquio" (todavia), finalista do 63º Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário e conhecido por ser seu primeiro livro traduzido para o espanhol e para o inglês.

No mesmo ano, Madalosso foi uma das organizadoras do Memorial Inumeráveis, um projeto que homenageia as vítimas da pandemia de Covid-19 no Brasil a partir da contribuição voluntária de familiares e amigos a fim de eternizar a histórias das vítimas.

Ao lado de Natalia Timerman e Paula Carvalho, em 2022, aproveitou a Feira do Livro de São Paulo para reunir mais de 400 mulheres escritoras no Pacaembu para o evento Um Grande Dia em São Paulo. A ação se espalhou por outras 50 cidades, com quase 1.700 autoras se reunindo para fotos e mapeando a literatura produzida por mulheres no Brasil.

*Supervisão: Célia Musilli/ Editora

SERVIÇO:

Bate-papo: "Outras narrativas, outros mundos", com Giovana Madalosso e Micheliny Verunschk

Local: Sesc Cadeião Cultural de Londrina (Rua Sergipe, 52 - Londrina)

Quando: Quinta-feira (8), das 19h30 às 21h

A programação completa da 43ª Semana Literária pode ser acessada no site do Sesc Cadeião Cultural