Atividades gratuitas e abertas ao público e um recital com cantores líricos e pianistas correpetidores marcam a realização do quarto módulo do projeto “Ópera, Por Que Não?” em Londrina. Até sábado (13), grandes nomes da ópera nacional se encontram com os alunos participantes e com a plateia dentro de uma programação que vai além da sala de aula.

Aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, capitaneado pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Paraná e com o apoio da COPEL – Companhia Paranaense de Energia, o projeto se divide entre Londrina e Maringá e propõe um percurso pedagógico dividido em dois programas: um para cantores líricos e outro para pianistas correpetidores (instrumentistas especializados em acompanhar atividades docentes, principalmente no estudo do canto lírico e da regência). Com a realização do módulo em Londrina, o “Ópera, Por Que Não?” avança para o final do percurso formativo, em outubro, com um espetáculo de canto lírico em Londrina, mas antes ainda volta para Maringá, em agosto.

O maestro italiano Massimiliano Carraro também integra a programação do evento
O maestro italiano Massimiliano Carraro também integra a programação do evento | Foto: Divulgação

Durante toda a semana, os alunos do projeto ficam sob a batuta do maestro italiano Massimiliano Carraro. Na terça e quarta-feira (09 e 10), das 09h30 às 11h30, o Ópera, Por Que Não? recebe a soprano Marcia Kaiser para a realização de um workshop sobre Bel Canto, no Conservatório Musical de Londrina. O evento é aberto a toda a comunidade.

No programa das aulas, um histórico da pedagogia vocal do início da tradição do canto solista do Bel Canto, utilizando tratados como fonte de referência e o desenvolvimento da nova definição de Bel Canto, que reconcilia as descrições históricas e científicas do “cantar saudável”. O maestro Massimiliano Carraro e a soprano Marcia Kaiser também estão na programação do Festival Internacional de Música de Londrina, que começa no sábado, quando acontece o Café Concerto, recital com os alunos e pianistas correpetidores participantes do projeto. Gratuito, aberto ao público e com classificação indicativa livre, o evento antecipa a intensa programação intensa do FIML, às 10h na AML Cultural.

O workshop Bel Canto será ministrado pela soprano Marcia Kaiser
O workshop Bel Canto será ministrado pela soprano Marcia Kaiser | Foto: Divulgação

ÓPERA DO SÉCULO XVII

Mais um workshop marca a semana, esse com Ligiana Costa, cantora, compositora e musicóloga com especialidade em ópera do século XVII, na quarta (10) e quinta (11), às 19h, na AML Cultura. Por meio de um rico painel cultural dos elementos decisivos para o surgimento da ópera lírica, o workshop oferece a oportunidade de aprendizado, apreciação e ilustração sobre a história e o significado desse gênero artístico. "Faremos um mergulho histórico e estético no momento estimulante da formação da ópera como uma novidade do universo artístico", comenta Ligiana. O século XVII, continua a pesquisadora, é testemunha do nascimento da forma mais duradoura e mais complexa de teatro musical: a ópera lírica. "O surgimento e a cristalização deste gênero são consequências de séculos de história do teatro e da música e, em especial, de algumas passagens cruciais no desenvolvimento de um novo sistema de produção", diz.

Ligiana Costa, cantora, compositora e musicóloga  vai ministrar workshop sobre ópera do século XVII
Ligiana Costa, cantora, compositora e musicóloga vai ministrar workshop sobre ópera do século XVII | Foto: Divulgação

MASTERCLASSES

Também em Londrina, especialmente para as masterclasses do quarto módulo do “Ópera, Por Que Não?”, João Malatian, com uma carreira marcada por longa colaboração com o Theatro Municipal de São Paulo, onde atuou como cantor, diretor cênico e coordenador artístico. O projeto “Ópera, Por Que Não?” tem como objetivo a criação de um corredor lírico entre Londrina e Maringá, atuando diretamente no aperfeiçoamento de cantores líricos e pianistas correpetidores. A ideia também é levar a arte da lírica para todos, uma iniciativa de formação de público para a ópera através de apresentações, sempre gratuitas e em espaços acessíveis. Toda a produção executiva é da PÁ! Artística, com a I Bravissimi como proponente além de apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, UEL, Secretaria Municipal de Cultura de Maringá, UEM, Associação de Amigos do Festival de Música de Londrina, Conservatório Musical de Londrina, Hotel Crystal, AML Cultural e Instituto da Música de Maringá.

SERVIÇO:

Workshop de Bel Canto

Com Marcia Kaiser

Dias 09 e 10 de julho, das 09h30 às 11h30, no Conservatório Musical de Londrina (Rua Pernambuco, 903)

Gratuito e aberto ao público

Workshop História da Ópera

Com Ligiana Costa

Dias 10 e 11 de julho, às 19h, na AML Cultural (Rua Maestro Egidio Camargo do Amaral, 130)

Gratuito e aberto ao público

*Com assessoria de imprensa.