Rosa é pouco mais nova que João. Gosta de ficar em casa, brincando no quarto.

João é um pouco mais velho que Rosa. Gosta de andar pelas ruas mexendo em tudo que encontra pela frente.

João e Rosa são irmãos. Mas um não gosta do outro. Vivem brigando dentro de casa. Vivem gritando e discutindo nas mais diversas situações.

Certo dia, numa dessas brigas, a mãe de Rosa e João perde a paciência e coloca os dois para fora de casa: “Vão os dois juntos para fora e tentem ser legais um com o outro uma vez na vida. E estejam em casa na hora do almoço.”

Os irmãos saem cabisbaixos, berrando um conta o outro. Sem saber onde ir, sentam juntos em um terreno baldio perto de casa. João diz que a culpa é de Rosa. Rosa diz que a culpa é de João.

Rosa começa a ler um livro. João parte para explorar o lugar e encontra um túnel escondido. Propõe à irmã entrarem os dois no túnel. Rosa diz que não, tem medo. João entra sozinho, destemido.

Após esperar horas pelo retorno do irmão, Rosa resolve entrar no túnel e resgatar João. Repleta de pavor, ela percorre um lugar escuro, apertado. Um buraco melequento e tenebroso.

A história de João e Rosa é contada pelo escritor e ilustrador Anthony Browne em “O Túnel”, livro infantil publicado pela editora Pequena Zahar”.

Seguindo a luz no fim do túnel, Rosa encontra, do outro lado, uma floresta aparentemente tranquila. Ela segue caminhando, procurando pelo irmão. De repente a serena floresta se transforma em uma mata sinistra e sombria.

Mesmo assustada, Rosa segue procurando por João. E o encontra completamente enfeitiçado no meio da mata. Sem saber o que fazer, ela simplesmente abraça o irmão. Um abraço de encontro. Um abraço de reencontro. Um abraço que desfaz o feitiço.

Então, como irmãos, os dois percorrem de volta a floresta, o túnel e o terreno baldio até chegaram em casa exatamente na hora do almoço.

A história criada por Anthony Browne, em “O Túnel”, revela que a reconciliação entre irmãos sempre pode ser encontrada no final do túnel. Seja em um túnel de sete dias, um túnel de três horas ou um túnel de cinco minutos.

Imagem ilustrativa da imagem 'O Túnel": livro infantil aborda briga de irmãos
| Foto: Anthony Browne/ Divulgação

SERVIÇO

“O Túnel”

Autor – Anthony Browne

Editora – Pequena Zahar

Tradução – Clarice Duque Estrada

Páginas – 32

Quanto – R$ 64,90