A mineira Natália Deodato foi a penúltima mulher a deixar o BBB22 no paredão desta terça-feira (12) com 83,43% dos votos.

Do time feminino, sobrou apenas Jessilane, bastante fragilizada pela saída da amiga e também de Linn da Quebrada. Das pessoas que saíram com maior rejeição nesta edição do reality cinco são mulheres.

Este resultado deixa um questionamento: se o público feminino do BBB é grande, se não maior que o masculino, por que as mulheres eliminam mais as próprias mulheres do que os homens? Aquela esperada solidariedade entre as "meninas" não funciona neste caso?

Mais que isso, a impressão é que público torce mesmo é por gente conhecida ou famosa, pelo menos nesta edição na qual um dos prováveis vencedores poderá ser o ator e cantor Arthur Aguiar, já suficientemente rico para não precisar de um prêmio assim.

Quase todos aqueles ou aquelas para quem o prêmio de R$1, 5 milhão faria uma grande diferença ja saíram ou estão em vias de sair do programa.

E nesta terça saiu Natália, que por diversas vezes demonstrou a rejeição que sofreu na vida por ser mulher, negra, pobre e portadora de vitiligo, a despigmentação da pele que levou o "humorista" Nego Di, ex-integrante do próprio BBB, a chamá-la de "dálmata " no início do programa. Os internautas também o criticaram fortemente por isso.

Mas nesta terça sai Natália, que foi uma grande "barraqueira" no reality e também uma grande protagonista, mostrando acolhimento, afeto, passionalidade e força, como lembrou Tadeu Schmidt, com apenas 22 anos. Sem ela, as tretas e o programa não teriam tanta graça. Fica também a lembrança de sua paixão por Eli e a falsa possibilidade, que perdurou por dias, dela ter ficado grávida no reality.

Jogo é jogo. Porém, se parte do sucesso no BBB depende das estratégias dos participantes, a decisão pra valer depende do público. E o público parece não ser solidário com os mais fracos, pelo menos não desta vez, fazendo questão de poupar até o fim os famosos ou reconhecidos. Uma estranha tendência num país que não é feito só de campeões, mas de anônimos e pessoas simples.

Gustavo teve neste paredão 14,3% dos votos e Paulo André apenas 2,27%, repetindo a baixa possibilidade de ser eliminado nos últimos paredões.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link