Desde que estreou no mercado discográfico em 1989, Marisa Monte lançou seis registros audiovisuais em DVD. Canções que fizeram parte do set list dos quatro primeiros trabalhos neste formato e que nunca haviam sido lançadas nas plataformas de áudio streaming já podem ser ouvida pelos fãs da artista. Através do Cinephonia, a cantora disponibilizou 31 faixas que integraram o repertório das turnês MM (1989), Mais (1992), Barulhinho Bom ao Vivo (1996) e Memórias, crônicas e declarações de amor (2000).

“Durante mais de 30 anos de atividade produzi e acumulei uma quantidade colossal de arquivos e informações nos diversos tipos de formatos e suportes existentes. Nestes últimos quatro anos passei horas envolvida em um tipo de trabalho que é completamente invisível aos olhos do público, mas que foi fundamental para que eu tivesse acesso em um só lugar a todos os dados produzidos durante minha trajetória”, afirma Marisa ao relatar que assistir, escutar, ter tudo isso acessível foi fundamental para colocar ao alcance do público o material batizado de Cinephonia. “Cine (movimento/imagem) e Phonia (som). Os sons das imagens”, detalha sobre o projeto que reúne ao todo 31 faixas disponibilizadas no mês passado em três etapas.

Na primeira delas, Marisa resgata o repertório da turnês Memória Crônicas e Declarações de Amor. Entre as 11 faixas que integram o álbum estão “Eu Te Amo, Eu Te Amo, Eu Te Amo” (Erasmo Carlos/Roberto Carlos), “Paradeiro” (Marisa Monte/Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown), o mega hit “Amor I Love You” (Marisa Monte/Carlinhos Brown), além de uma regravação inédita de “Acontecimento” (Hyldon).

Marisa Monte com integrantes dos Novos Baianos (1996)
Marisa Monte com integrantes dos Novos Baianos (1996) | Foto: Divulgação

“Depois de passar um ano e meio na estrada com a tour do disco, desembarcamos no Rio de Janeiro para as filmagens do DVD, em junho de 2001. Na época foram lançadas em áudio apenas duas gravações inéditas: “A Sua” (minha autoria) e “Ontem ao Luar”, clássico brasileiro de Catulo da Paixão Cearense e Pedro Alcântara. Vasculhando os tapes originais encontramos “Acontecimento”, do Hyldon, de 1973, que eu havia conhecido nas trilhas sonoras das novelas da minha infância e que eu cantava no show, mas que acabou ficando de fora do DVD e que se encontra agora com todas as outras canções finalmente juntas”, diz Marisa sobre a única canção inédita do projeto.

A segunda fase do projeto Cinephonia reúne áudios do DVD Barulhinho Bom Ao Vivo. “O ano era 1996. A ideia era promover encontros musicais com parceiros e amigos sem ensaio e com total liberdade para serem filmados para o DVD de Barulhinho Bom. Meus convidados: Novos Baianos, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Davi Moraes e as pastoras da Velha Guarda da Portela. Tocamos e cantamos as músicas que amávamos, nosso repertório afetivo comum, entre gargalhadas e olhares cúmplices.”, lembra Marisa. Estão no repertório raridades, como “Vide Gal” (Carlinhos Brown), “A Menina Dança” (Moraes Moreira/Galvão) e “Mistério do Planeta” (Moraes Moreira/Galvão).

Marisa Monte: cantora e compositora lança a segunda fase do projeto Cinephonia
Marisa Monte: cantora e compositora lança a segunda fase do projeto Cinephonia | Foto: Divulgação

A terceira e última etapa traz áudios do DVD Mais (1992). Entre os destaques está uma participação de Ed Motta na canção "These are The Songs", orginalmente gravada por Elis Regina e Tim Maia. “Algumas músicas do repertório desse show foram fundamentais na minha trajetória mesmo sem terem sido lançadas em disco e estavam presentes somente no home video, como “Não Quero Dinheiro” do Tim e “Você Não Serve Pra Mim” do Renato Barros”, ressalta Marisa.