Música, dança, oficinas, tecnologia e gastronomia são alguns atrativos da 19ª edição do Londrina Matsuri, Festival da Primavera, que segue até domingo (10) no Parque Exposições Ney Braga . Com a proposta de também celebrar a chegada da Primavera, o evento tem como objetivo preservar, difundir e integrar a cultura oriental entre os brasileiros. O festival também celebra os 115 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e os 35 anos Grupo Sansey e integra a 7ª Feira de Tecnologia.

Com óculos de realidade virtual, o público jovem faz da tecnologia uma parte da diversão
Com óculos de realidade virtual, o público jovem faz da tecnologia uma parte da diversão | Foto: Roberto Custódio

O Grupo Sansey, entidade cultural e beneficente, sem fins lucrativos, promove o evento e, graças às referências ao longo dos anos, há sempre novos parceiros a integrar o festival. Um exemplo é a Aiko, Japan Food, que faz sua estreia. De acordo com o responsáveis, o primeiro dia de visitas, no feriado de 7 se Setembro foi um sucesso e a expectativa para o fim de semana é positiva. Além do yakissoba, lamen, hot and rol, entre outros, a família Aiko também trouxe doces de Minas Gerais - enaltecendo também a cultura mineira. Assim, a ideia é a satisfação do cliente do prato principal à sobremesa.

Como Princesa Zelda, a cosplayer Beatriz Góis inspira-se nos jogos eletrônicos para se divertir no festival
Como Princesa Zelda, a cosplayer Beatriz Góis inspira-se nos jogos eletrônicos para se divertir no festival | Foto: Walkiria Vieira

Caminhar pelo Parque de Exposições Ney Braga durante o Londrina Matsuri é uma oportunidade de apreciar arte a todo instante. Trajada de Princesa Zelda, a cosplayer Beatriz Góis - @beatrizgoiss, inspira artistas e também visitantes. "A Zelda é do jogo "Tears of The Kingdom", uma guerreira e nos outros dias estarei com outras versões", promete. Góis também é costureira, morava em São Paulo e atualmente vive em Arapongas. "Eventos como esse promovem a cultura, a criatividade e permite que mais pessoas desenvolvam suas habilidades de tantas opções que a feira oferece", convida.

Megagodzila e Predador, criações de João Carlos Batista fazem sucesso no Londrina Matsuri
Megagodzila e Predador, criações de João Carlos Batista fazem sucesso no Londrina Matsuri | Foto: Walkiria Vieira

João Carlos Batista também é criador de cosplay. Suas criações atraem o público e atualmente ele se divide entre a construção civil e a arte. Megagodzila e Predador são capazes de parar o parque quando liberados para uma aparição. Gyutaro, Octopus e Faraó também compõem o mix de produções de Batista que ganhou muitos incentivos para participar dos concursos promovidos pelo Londrina Matsuri.

Romilda F. da Luz, zeladora: "Festa dos japoneses é especial"
Romilda F. da Luz, zeladora: "Festa dos japoneses é especial" | Foto: Walkiria Vieira

Com estrutura e segurança, o parque está organizado para receber Londrina e região no fim de semana. No que depender da zeladora Romilda F. da Luz, assim estará: "Limpinho de dar gosto". Ela conta que há 23 anos presta serviços no parque. "Ontem no feriado foi muito bonito de ver as famílias. A festa do japonês é especial, eles são organizados e eu trabalho sempre feliz e acabo vendo pessoas e coisas muito bonitas aqui", conta.

As oficinas também agregam às ativides propostas e o kirigami - a arte de cortar papel dobrado, tem adeptos de todas as idades e, de acordo com a facilitadora Renata Watanabe, do Atelier Naome Uezo, de Sâo Paulo, é possível criar e se sentir muito produtivo. Há oficinas gratuitas e outras que custam R$ 6 reais.

Urano Uezo e Renata Watanabe, do Atelier Naome Uezo: kirigami é para todos
Urano Uezo e Renata Watanabe, do Atelier Naome Uezo: kirigami é para todos | Foto: Walkiria Vieira

A visitante Urano Uezo participou de uma oficina. "Eu gosto de fazer pano de prato, tapete, crochê e, enquanto minha filha está no espaço que vende sorvete frito, eu aproveito assim" sorri. Watanabe conta que os marcadores de página são bastante procurados para si ou para presentear. "Iniciantes e quem já sabe um pouco gosto de participar das oficinas e sempre há algo novo para aprender", afirma.

Os amantes da leitura tem um ponto de referência no festival, é a Livraria e Sebo Sol Nascente, que é de Londrina é marca sua segunda participação no evento. "Além de Literatura e Mangás, trouxemos um pouco de tudo: Filosofia, História, Mitologia, Auto Ajuda, explica Sônia Maria Alves de Oliveira. "Ontem foi sensacional, tivemos até encomendas e nossa expectativa de vendas e visitação é a melhor possível", aposta. Os doutorandos em Física Gustavo Massao e Giovanna Pimenta aprovam a proposta da livraria e consideram que a estrutura torna o passeio deles mais completo. "Talvez voltaremos no fim de semana para comer, pois há bastante opção na parte de gastronomia", dividem.

Os doutorandos em Física Gustavo Massao e Giovanna Pimenta na livraria Sol Nascente: espaço aprovado pelo público no Londrina Matsuri
Os doutorandos em Física Gustavo Massao e Giovanna Pimenta na livraria Sol Nascente: espaço aprovado pelo público no Londrina Matsuri | Foto: Walkiria Vieira

Serviço

19ª edição do Londrina Matsuri

Até 10 de setembro - das 10 às 23 horas

Programação completa no instagram @londrinamatsuri