Julim era um menino que gostava de passarinho. Adorava sabiá, corruíra, bem-te-vi, chupim e tico-tico. Amava canário, tiziu, maritaca, rolinha e andorinha.

Julim gostava de todo tipo de passarinho, mas trabalhava de espantar pássaros.

Enquanto os pais trabalhavam na colheita de arroz, o menino precisava afugentar os chupins que apareciam para comer os grãos.

Para espantar a revoado de pássaros, Julim corria pelo arrozal balançando galhos de árvores. Ao lado de outras crianças, gritava, cantava e gargalhava como se fosse brincadeira. Mas era trabalho. Ele não podia deixar os passarinhos levarem um único grão de arroz.

A história do pequeno Julim está em “Chupim”, livro de estreia na literatura infantil do escritor baiano Itamar Vieira Junior. Com ilustrações de Manuela Navas, a obra acaba de ser lançada pela editora Baião.

O menino não entendia porque os adultos enxergavam os pássaros como praga.

Julim via os chupins como seres que também precisavam matar a fome. E como havia caminhões e caminhões de arroz após a colheita, um pouquinho de grãos não deveria fazer falta.

Mas os adultos não pensavam assim. Consideram os chupins bicho preguiçoso que comia o arroz cultivado com muito esforço e trabalho. Um tipo de passarinho que nem ninho fazia. Um tipo de passarinho que usava o ninho de outras aves.

Em “Chupim”, Itamar Vieira Junior revela como crianças e adultos podem ter perspectivas diferentes diante das coisas, da natureza e da vida. E como os pais do menino viviam trabalhando de arrozal em arrozal, Julim começa a perceber que sua família um pouco se parece com os chupins. Assim como os pássaros percorriam as plantações em busca de alimento, sua família trabalhava de

arrozal em arrozal em busca de sobrevivência.

Imagem ilustrativa da imagem Livro infantil traz história do menino dos passarinhos
| Foto: Manuela Navas/ Divulgação

SERVIÇO:

“Chupim”

Autor – Itamar Vieira Junior

Ilustrações – Manuela Navas

Editora – Baião

Páginas – 32

Quanto – R$ 49,90