Sereias são ótimas cantoras. Possuem vozes bonitas e encantadoras. Vozes capazes de fascinar baleias, tubarões e golfinhos. E também capazes de enfeitiçar marujos e marinheiros.

O que pouca gente sabe é que os sereios também são ótimos cantores. Como as sereias, possuem vozes encantadoras capazes de deslumbrar peixes e encantar navegadores.

Em “O Pequeno Sereio”, a escritora Janaina Tokitaka narra a história de um sereio chamado Gabriel. Um menino que adorava cantar, mas era muito tímido para soltar a voz em público.

O garoto vivia brincando pelas ondas do oceano como toda criança sereia. E toda vez que a turma se reunia nas pedras para cantar, Gabriel ficava acanhado. Tinha vergonha. Ficava vermelho, suava frio e sua voz não ganhava nenhum som.

Sua timidez não o deixava cantar com as outras crianças. Não tinha coragem de cantar na frente de ninguém. Queria cantar, mas simplesmente não conseguia.

Percebendo a aflição de Gabriel, as outras crianças sereias resolvem ajudá-lo propondo uma brincadeira divertida: todos deveriam cantar ao mesmo tempo, o mais alto possível, fazendo o maior barulho dos mares.

No meio da algazarra, Gabriel cria coragem de cantar junto com os outros sereios e sereias. Começa a cantar baixinho e a cada momento vai cantando mais e mais alto. Até cantar como nunca tinha cantado antes. Livre, leve e solto.

Lançado pela editora Companhia das Letrinhas, “O Pequeno Sereio” revela que a timidez extrema pode ser superada pelo acolhimento. E também com um pouquinho de coragem.

SERVIÇO

“O Pequeno Sereio”

Autora – Janaina Tokitaka

Ilustrações – Flávia Borges

Editora – Companhia das Letrinhas

Páginas – 32

Quanto – R$ 9,90