Tudo começa com o sequestro de uma criança. Uma babá, cansada pelo excesso de trabalho, resolve fugir com a menininha de quem cuida há anos.

No novo romance da escritora paranaense Giovana Madalosso, aquilo que começa com um sequestro se transforma no embate entre a maternidade e o trabalho na vida da mulher contemporânea.

Lançado pela editora Todavia, “Suíte Tóquio” narra a história de Maju, uma babá, e Fernanda, sua patroa. Duas mulheres imersas em dois mundos paralelos que não conseguem colocar em ordem.

Fernanda é uma mulher de classe alta que vive para o trabalho. Os cuidados da casa ficam nas mãos do marido. Os cuidados da pequena filha, Cora, ficam nas mãos da babá Maju.

Maju é uma mulher de classe baixa que saiu do interior do país para viver em São Paulo. Vive igualmente para o trabalho, mas devido à sua condição social e falta de perspectiva afetiva.

Fernanda precisa trabalhar mais, ganhar mais e ficar mais tempo fora de casa, onde o casamento está em crise. Para isso precisa que a babá Maju permaneça mais tempo no trabalho. Para resolver as coisas, dobra o salário de Maju e reforma o quartinho de empregada do apartamento. Transforma o quartinho numa típica suíte minúscula da cidade japonesa de Tóquio. Converte a babá em mãe terceirizada, substituta e assalariada, com carteira assinada e plano de saúde.

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. | Foto: Renato Parada/ Divulgação

Maju aceita a condição, afinal tem o salário duplicado e outros benefícios. Mas com isso sacrifica sua própria família. Ao aparecer em sua própria casa raramente, perde o marido, que a abandona por abandono. E perde algo mais, perde a possibilidade de ter o próprio filho que tanto deseja.

Com essa trama, Giovana Madalosso coloca em evidência questões que atormentam a vida da mulher contemporânea: a relação conflituosa entre trabalho e maternidade.

Mesmo vivendo em mundos sociais, econômicos e sociais completamente distintos, Maju e Fernanda comungam de uma mesma sensação de impotência. A impotência diante das grandes escolhas que determinam o destino. Mulheres eternamente sobrecarregadas, cada uma a sua maneira.

Em “Suíte Tóquio” há a figura do apartamento grande e do minúsculo quarto de empregada. Nada mais do que a representação arquitetônica da casa grande e da senzala, um prolongamento estrutural da escravidão no Brasil.

Também há o conflito interior das mulheres entre o mercado de trabalho e a maternidade. O conflito entre o tempo de trabalho e o tempo de cuidar dos filhos e da família. Como também há a reflexão sobre a maternidade como elemento do mundo natural ou como construção social e cultural.

A partir do sequestro de uma criança, a autora consegue multiplicar os caminhos do romance narrado em duas vozes. A voz de Maju, a empregada, e a voz de Fernanda, a patroa. Vozes completamente distintas, vivendo em mundos distintos, imersas em afetividades diferentes, desejosas de sensações diversas, mas imersas dentro de um mesmo universo sem solução.

Para justificar o sequestro, a personagem Maju pensa: “Ela tinha deixado a filha no cantinho da vida, e lá no cantinho da vida tinha eu.” E a personagem Fernanda reflete: “Para ser mãe, a pessoa precisa adotar o filho depois que ele nasce”.

Essas duas falas das personagens exemplificam que existe uma maternidade imaginária, entre jardins, flores e borboletas, e outra maternidade real, dura e concreta, vivida por cada mãe ao longo de dias, meses e anos após o parto.

Em “Suíte Tóquio”, cada uma das personagens, a mãe natural e a mãe terceirizada, estão envolvidas em um mesmo drama convertido em atmosfera tragicômica. E graças às soluções narrativas encontradas pela autora, o humor convive com a solução sem fim e com a dor sem solução.

Nascida em Curitiba, em 1975, Giovana Madalossso é autora de outros dois livros, o volume de contos “A Teta Racional” (2016), finalista do Prêmio Biblioteca Nacional, e o romance “Tudo Pode Ser Roubado” (2018), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura.

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. | Foto: Divulgação

Serviço:

“Suíte Tóquio”

Autora – Giovana Madalosso

Editora – Todavia

Páginas – 208

Quanto – R$ 59,90 (papel) e R$ 39,90 (e-book)

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