Neste sábado (20 e domingo (21), o coletivo de artistas participantes da segunda edição do Laboratório de Teatro em Grupo apresentará o experimento cênico "A Cidade de Nós" em espaços públicos e abertos de Londrina. O experimento é resultado de um mês de encontros intensivos voltados para a pesquisa teatral em grupo, guiados pelos integrantes do Núcleo Ás de Paus: Camila Feoli, Rogério Francisco Costa e Thunay Tartari. A edição de 2024 do Laboratório tem o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina (Promic).

O Laboratório de Teatro em Grupo é um espaço de pesquisa para processos colaborativos no âmbito da criação, produção e direção teatral criado, em 2023, pela companhia de teatro Núcleo Ás de Paus, fundada em 2008 na cidade de Londrina. O Núcleo tem como um dos pilares de sua pesquisa o modo de trabalho colaborativo, por meio do qual suas criações artísticas são produzidas e também dirigidas. Nos processos colaborativos, cada pessoa colabora a partir da sua realidade, colocando suas referências na construção da criação cênica.

Nesse sentido, o objetivo do Laboratório não é criar “um jeito de fazer teatro de grupo”, mas sim, criar um espaço de compartilhamento e descoberta de modos de fazer colaborativos no âmbito do teatro com pessoas artistas interessadas neste fazer coletivo. O que vai contar muito nesses processos é o que se cria a partir das experimentações realizadas no contexto do grupo.

Nesta segunda edição, o foco do Laboratório era construir um experimento cênico coletivo que pudesse ser compartilhado com o público em espaços abertos de Londrina. Como ponto de partida, cada artista pesquisador foi convocado a escolher um lugar público (de preferência aberto) da cidade, buscando uma imagem poética que a atravessasse.

A pergunta que moveu a pesquisa foi: O que transborda poesia para você neste lugar? Com diferentes fotografias e olhares poéticos sobre a cidade, a criação do experimento cênico A Cidade de Nós se desenvolveu a partir das possibilidades do diálogo coletivo entre os materiais e referências pessoais de cada artista.

Além da criação de uma estrutura cênica, o coletivo de artistas do Laboratório de Teatro em Grupo 2024 também contou com a contribuição do artista Alex Lima como orientador de criação e confecção de figurino por meio de encontros teóricos e práticos, nos quais o grupo pode desdobrar aspectos da criação relacionados ao processo de caracterização das figuras presentes no experimento cênico.

As apresentações de A Cidade de Nós serão gratuitas e acontecerão neste sábado (20), às 11h, no Calçadão de Londrina (em frente ao Banco do Brasil) e no domingo (21), às 16h, no Zerão (ao lado do Sabor e Ar).

SINOPSE

Como se conectam as vidas de pássaros, árvores, prédios, crianças, mães e uma caixinha de bailarina? Que histórias poéticas pode nos contar o encontro dessas existências num lugar sonhado como o coração de uma cidade? Cidade de Nós é um experimento cênico coletivo criado por artistas integrantes da segunda edição do Laboratório de Teatro em Grupo, fundado e ministrado pelo Núcleo Ás de Paus.

*Com assessoria de imprensa.

FICHA TÉCNICA

A Cidade de Nós - Resultado cênico do Laboratório de Teatro em Grupo 2024

Ministrantes do Laboratório de Teatro em Grupo: Camila Feoli, Rogério Francisco Costa e Thunay Tartari.

Texto: O grupo.

Orientação de figurino: Alex Lima e Rogério Francisco Costa.

Confecção de figurino: Alex Lima e o grupo.

Produção: Adalberto Pereira.

Elenco: Aya, Camila Braga, Camila Sena, Caio Ito, Chissa, Dani Silva, Ellen Kiwa, Fábia Sperandio Machado, Francisco Beraldo, Gio Albuquerque, Jade Tramontin, Viviane Guilhermino e Yago Pietro.

Arte Gráfica: Sofia Cornwell

Realização: Núcleo Ás de Paus.

Apoio: Ibirá das Artes.

Patrocínio: Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC.

SERVIÇO

A Cidade de Nós - Resultado cênico do Laboratório de Teatro em Grupo 2024

Datas, horários e locais: sábado (20), às 11h, no Calçadão (em frente ao Banco do Brasil) e domingo (21), às 16h, no Zerão (ao lado do Sabor e Ar)

Apresentações gratuitas.

Em caso de chuva as apresentações acontecerão na Ibirá das Artes (Rua Cambará, 468).