O livro "O Automóvel e Seus Sentidos Mutantes" (editora Fontenele) faz uma viagem de 120 anos pelos aspectos culturais do automóvel, mostrando a modificação de seu significado em cada época. A obra de Sergio Quintanilha está em sua segunda impressão. A primeira foi lançada em São Paulo e se esgotou. A segunda foi lançada em Curitiba e agora chega a Londrina.

Para identificar as mudanças no significado do automóvel nesses 120 anos, Quintanilha pesquisou durante seis anos as mudanças da própria sociedade nos conceitos de espaço, tempo, mobilidade e fluxos. O resultado é uma leitura muito informativa, na qual o automóvel se desloca de um papel central na sociedade, ao longo do século 20, para um papel compartilhado com outras formas de mobilidade do século 21.

Se ao longo do século 20 não havia muito questionanento sobre os aspectos negativos do automóvel, como a poluição, os engarrafamentos e os acidentes, na sociedade líquida do século 21 o automóvel está sob constante julgamento. Por isso, as montadoras investem em carros elétricos para descarbonizar o planeta, em conectividade para atrair os jovens e em carros semi-autônomos para reduzir os engarrafamentos e os acidentes.

Atualmente, Quintanilha é autor do site Guia do Carro, no portal Terra, e já trabalhou em diversos veículos do setor automotivo, como as revistas Quatro Rodas, Carro, Racing, Motociclismo e Motor Show. O jornalista também é Doutor em Ciências da Comunicação pela USP (Universidade de São Paulo), com a tese "O Automóvel Como Signo: Fetichismo da Mercadoria e Desejo no Jornalismo Automotivo", sob orientação de Eugênio Bucci (USP), que também assina o prefácio do livro.

"Este livro pode ser uma leitura interessante para diversos públicos", afirma Quintanilha. "Para os fãs de carros, traz uma visão cultural do automóvel, uma linha do tempo da evolução tecnológica e o pensamento de vários jornalistas automotivos. Para estudantes e pesquisadores, traz citações de vários autores importantes, como Bauman, Débord, Lacan, Beck, Zubhof e Harari, além de um método de pesquisa inovador: os mapas comunicacionais de Martín-Barbero."

Com mais de 30 anos no jornalismo automotivo, Quintanilha diz também que os próprios profissionais dessa mídia fazem parte de um sistema que vista despertar o desejo de consumo em qualquer tipo de automóvel. "As pessoas pensam que a fabricação de um automóvel começa na linha de produção, mas na verdade já existe uma construção de seu valor no imaginários dos consumidores, por meio de notícias, fotos, vídeos ou mesmo especulações", comenta o autor.

"Nós, jornalistas, somos usados nesse processo de venda do automóvel, mesmo que muitos não estejam conscientes disso”, conclui.

*Com assessoria de imprensa.

SERVIÇO

Sessão de autógrafos do livro "O Automóvel e Seus Sentidos Mutantes".

Autor: Sergio Quintanilha

Prefácio: Eugênio Bucci

Editora: Fontenele

Onde: Livraria da Vila (Shopping Aurora)

Quando: quinta-feira (29), das 19 às 21h30

Quanto: R$ 79,90 - 328 páginas