Nesta terça feira (10), às 19h, o Grupo Costumi Tradizionali Bisiachi se apresenta no restaurante do Hotel Blue Tree, em Londrina. Trata-se de uma associação dedicada à valorização do patrimônio histórico, cultural, artesanal e musical da Bisiacaria e da Região Friuli Venezia Giulia. Formalmente constituído em dezembro de 2000, o grupo se destaca pelo seu compromisso na promoção das tradições locais através de uma ampla gama de atividades, incluindo a participação nas principais manifestações folclóricas europeias, preservando o dialeto bisiàc, fazendo exposições temáticas e itinerantes, além da produção de publicações editoriais.

O Grupo Costumi Tradizionali Bisiachi é conhecido por ser o curador das exposições Tra Mostri e Cavalieri: La Vita Nascosta degli Oggetti, dedicada às criações de Giuliano Cecone, e Fogge Antiche, Vesti Preziose, Genti Diverse, uma coleção de bonecas em traje regional italiano da senhora Renata Dri, pela qual recebeu, em 2012, a medalha de representação do Presidente da República Giorgio Napolitano.

Uma das principais atividades do grupo é a valorização do canto popular por meio de um projeto coral que visa recuperar antigos motivos da Bisiacaria e do Friuli Venezia Giulia, enriquecendo as apresentações com encenações e interações com o público. O repertório inclui peças da tradição europeia, além de cânticos sacros e natalinos, acompanhados por acordeão, guitarra e, ocasionalmente, piano, com destaque para o uso de instrumentos rudimentares e alternativos, criados pelos artesãos do grupo. O coro já se apresentou em diversos eventos na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá, participando também de programas de televisão regionais e nacionais, e em 2011 foi reconhecido pelo Ministero per i Beni e le Attività Culturali como Grupo de Música Popular e Amadora de Interesse Nacional.

Desde 2006, o Grupo também propõe um repertório exclusivo de canções militares dos Italianos da Áustria no Litoral, uma importante contribuição para a salvaguarda de um patrimônio cultural pouco conhecido e um testemunho significativo das terras de Friuli Venezia Giulia, que se tornaram italianas apenas no final da Primeira Guerra Mundial. Estas canções representam as vozes dos vencidos, aqueles que mais sofreram com o esquecimento da memória coletiva. O grupo publicou o volume 1780-1918: Canti Militari degli Italiani d’Austria nel Litorale de Roberto Todero, acompanhado por um CD.

O EVENTO

O evento no Hotel Blue Tree de Londrina será uma oportunidade para conhecer de perto as tradições da Bisiacaria, uma região da província de Gorizia situada entre o Carso e o mar Adriático, conhecida por seu dialeto Bisiàc, uma variante do vêneto antigo. O grupo se apresenta com trajes tradicionais que incluem três modelos femininos, representando diferentes épocas, e um masculino, cuidadosamente recriados com base em fontes históricas. Os trajes femininos destacam-se por suas saias largas, aventais, e o uso de lenços na cabeça, enquanto o traje masculino é caracterizado por calças, colete, e acessórios típicos como cestos de vime e guarda-chuvas de algodão preto.

O grupo folclórico também irá, devidamente trajado, visitar a mostra comemorativa dos 150 anos de imigração Italiana no Sesc Cadeião Cultural, promovida pela Associação Bravissimi, nesta terça-feira , das 10 às 15hs

O grupo será acompanhado pelo Cav. Franco Miniussi, bisiaco de Ronchi dei Legionari (GO) e membro da diretoria da Associação Giuliani nel Mondo de Trieste e delegado da associação para a América do Sul além do Presidente da Associação Giuliani nel Mondo de Londrina, Mauro Anici.

* Com assessoria de imprensa.