São Paulo - Programada para acontecer em novembro, a Flip está promovendo um ciclo de discussão sobre a autora homenageada da próxima edição, a americana Elizabeth Bishop - a primeira estrangeira a ocupar o posto de protagonista da feira literária, que tem curadoria de Fernanda Diamant.

Flip já está promovendo debates sobre Elizabeth Bishop pela internet
Flip já está promovendo debates sobre Elizabeth Bishop pela internet | Foto: Reprodução

Feito em parceria com o Sesc, o tradicional ciclo acontece virtualmente este ano, por causa da pandemia, e reúne escritores, críticos, tradutores e artistas para destrinchar a obra da poeta em nove encontros, sempre às 18h30.

O primeiro deles, na segunda, reuniu o americano Lloyd Schwartz, que foi amigo de Bishop e organizou livros dela após sua morte, e o brasileiro Paulo Henriques Britto, principal tradutor da obra da poeta por aqui.

Nesta terça-feira (11) conversam a escritora Marilene Felinto, colunista da Folha que fez uma série de reportagens sobre Bishop nos anos 1990, e Alice Sant'Anna, que edita a obra da poeta na Companhia das Letras.

Os encontros continuam na quinta (13), com as tradutoras Stephanie Borges e Flora Thomson-DeVeaux, e seguem todos os dias da semana até a sexta seguinte (21).

A programação traz ainda o artista plástico José Alberto Nemer, o cronista Humberto Werneck, a pesquisadora Regina Przybycien, a dramaturga Marta Góes e a atriz Regina Braga. No encerramento, a poeta Angélica Freitas e a cantora Juliana Perdigão apresentam obras inspiradas na vida e no trabalho de Elizabeth Bishop.

Toda a programação é gratuita, com vagas limitadas, mediante inscrição até dois dias antes da realização de cada mesa, no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

'Deram a visibilidade que a

gente merece', diz Thammy

São Paulo - Thammy Miranda, 37, falou sobre a repercussão da campanha de Dia dos Pais da empresa de cosméticos Natura, estrelada por ele e atacada com comentários preconceituosos devido à transexualidade do ator.

Em entrevista a Bruno Gagliasso especial para a data, publicada no canal de Giovanna Ewbank no YouTube , Thammy lamentou as críticas que a ação recebeu, mas disse que seus agressores conseguiram o oposto do que queriam: dar espaço para que a transexualidade seja discutida.

"Acredito que, ao tentarem boicotar, o tiro saiu pela culatra, porque eles deram toda a visibilidade que a gente merece e precisa. Tomou uma proporção gigantesca, quando nem era para ser tudo isso."

Em meio à enxurrada de comentários transfóbicos que seguiram a campanha da Natura, estavam críticas de nomes conhecidos, como Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, e Silas Malafaia, que pediu boicote à marca.

Thammy é pai de Bento, de apenas sete meses, fruto de seu relacionamento com Andressa Ferreira. Além de sua mãe, Gretchen, outros famosos que saíram em defesa do ator após o ocorrido incluem o próprio Bruno Gagliasso, o ex-BBB Babu Santana e a jornalista Gabriela Prioli, colunista da Folha. (Folhapress)

Falabella volta à TV como

jurado do reality na Cultura

São Paulo - Após anunciar a saída da Globo, emissora na qual permaneceu por 38 anos, Miguel Falabella, 63, está de casa nova. O ator estreou no sábado (8) na TV Cultura, como jurado do programa Talentos. A atração, que promete revelar o grande destaque do teatro musical brasileiro e, também relembra grandes musicais nacionais e da Broadway, e é apresentada pelo ator Jarbas Homem de Mello.

Dentre quase 1000 inscritos de todo o Brasil, foram selecionados cem candidatos amadores e atores iniciantes e veteranos, com idades entre 16 e 45 anos. Os jurados Miguel Briamonte, Sara Sarres, Diego Montez e Natan Bádue foram os responsáveis por escolher os 24 candidatos para disputar o reality musical.

Após esta fase inicial, os 24 participantes selecionados irão se apresentar nas seis eliminatórias do programa, que ainda terá três semifinais e a grande final, prevista para ir ao ar dia 31 de outubro. Entre os jurados desta nova etapa está confirmado, além de Miguel Falabella, Tiago Abravanel. A cada edição de Talentos, novos nomes irão compor o júri.

No programa, Jarbas encenará trechos de musicais famosos, como "Cantando na Chuva", "Moulin Rouge", "We will rock you", "Rent", "Priscilla, a Rainha do Deserto" e "Mamma Mia". Com roteiro de Mariana Elisabetsky e direção de Marcos Rombino, a nova atração da TV Cultura conta com 13 programas exibidos sempre aos sábados às 20h.

Em junho, Falabella se despediu da Globo por meio de seu perfil no Instagram, com uma foto antiga: "Era esse o rosto que eu tinha quando assinei meu primeiro contrato com a TV Globo. Nesses quase quarenta anos fui muito feliz e muito bem tratado sempre. Seguir novos caminhos não significa abandonar o que se conquistou na caminhada", afirmou.

"Só tenho boas lembranças. Só tenho sorrisos. Cheio de gratidão por todos os companheiros que estiveram ao meu lado nessa jornada e ao público que viu algo em mim que nem eu mesmo via. Obrigado. Eu ia fazer um vídeo, mas nessas horas a gente fica com o coração mole. Como diria Drummond, amanhã eu recomeço", concluiu. (Folhapress)