SÃO PAULO - A Festa Literária Internacional de Paraty homenageia o cronista João do Rio na edição de 2024, que acontece desta quarta (9) a domingo (13), e convida autores e leitores a observar com ele a alma encantadora das ruas.

A programação principal acontece no Auditório da Matriz, no entorno da praça, e pode ser vista na tenda principal por R$ 130 - à exceção das gratuidades e políticas de meia-entrada. Ainda há ingressos disponíveis para boa parte das mesas.

LEIA TAMBÉM:

Série baseada em "Cem Anos de Solidão" estreia em dezembro na Netflix

Também é possível acompanhar os debates gratuitamente pelo telão localizado fora do palco. O evento tem curadoria da livreira e editora Ana Lima Cecilio.

Durante a Flip, também são atrações as casas parceiras espalhadas pela cidade - neste ano, a Casa Folha, que volta a ter uma programação aberta e gratuita na rua do Comércio, número 8, trará convidados como Mohamed Mbougar Sarr, Ruy Castro, Tati Bernardi e o cacique Raoni.

Veja a seguir detalhes da programação principal do evento no litoral fluminense, com a programação de quarta e quinta-feira (10).

QUARTA-FEIRA (9)

19h30 - Mesa 1 - As Ruas Têm Alma - João do Rio, o Convidado do Sereno

O professor carioca Luiz Antônio Simas, vencedor do prêmio Jabuti em 2016, dá uma aula sobre o homenageado João do Rio e seu legado, que permite entender a contradição em que se fundou o urbanismo e a sociedade cariocas no século passado.

O trabalho de Simas conversa com o escritor-flâneur morto em 1921. Em 2015 o professor organizou, ao lado de Marcelo Moutinho, o livro "O Meu Lugar", uma reunião de crônicas de 34 autores sobre os bairros do Rio de Janeiro. Seu livro "O Corpo Encantado das Ruas" é uma dialoga com a "Alma Encantada" de João do Rio.

*

QUINTA-FEIRA (10)

10h - Mesa 2 - A Cidade Contra Nós

Bruna Mitrano e José Falero, dois escritores da periferia - ela do Rio de Janeiro e ele de Porto Alegre - se reúnem para observar as cidades e seus muros do ponto de vista de quem está longe do centro.

Mitrano escreve sobre as violações de um país desigual em "Ninguém Quis Ver", livro resenhado por Reynaldo Damazio. E Falero é autor de "Os Supridores", livro em que narra a história de funcionários de um supermercado que se revoltam com a falta de mobilidade social alternando entre texto formal e informal, como observado pela repórter Paula Sperb.

O encontro entre os dois nomes em ascensão na literatura contemporânea é mediado pela poeta, tradutora e jornalista Stephanie Borges.

12h - Mesa 3 - Da Poeira que Viemos

As romancistas Léonora Miano e Eliana Alves Cruz discutem as violências da diáspora negra através da criação literária. Adriana Ferreira Silva é a mediadora do encontro.

Miano é camaronesa e seus mais de 20 livros publicados a tornaram forte voz da literatura francófona. Três de seus livros chegam ao mesmo tempo ao Brasil, "Stardust", que sai pela Autêntica Contemporânea, e "Vermelha Imperatriz" e "A Outra Língua das Mulheres", lançamentos da Pallas Editora.

Cruz é carioca e despontou com romances que retratavam o período da escravidão a partir de um olhar afrocêntrico. Mas seu romance mais recente é ambientado nos dias atuais, "Solitária", a história de uma mãe que mora com a filha no quarto dos fundos da cobertura onde trabalha. Em entrevista à Folha, Cruz afirmou que o livro fala sobre as mesmas questões que suas obras de época, colonialismo e mentalidade escravocrata, mas com nova roupagem.

15h - Mesa 4 - A Vida Secreta das Emoções

Ilaria Gaspari e Marcela Dantés se reúnem para discutir emoções e psicologia como ferramentas da construção de narrativas.

A escritora italiana traz para a conversa sua formação em filosofia enquanto a mineira Dantés introduz sua experiência no estudo da psicanálise moderna. O livro mais recente de Dantés, "Vento Vazio", foi lançado pela Companhia das Letras. Já Gaspari traz seu novo livro ao Brasil pela editora Âyiné - o romance "A Reputação" será lançado na Flip.

A mediadora Natalia Timerman é psiquiatra e escritora.

17h - Mesa 5 - Inventar na América Latina

Os autores de "Onde Pastam os Minotauros" e "O Diabo das Províncias" se encontram para refletir sobre a abrangência da emergência climática.

O romance "Onde Pastam os Minotauros", do mato-grossense Joca Reiners Terron, transporta o mito grego para o universo igualmente brutal de um abatedouro no interior do Brasil. Pela visão dos bois encontramos reflexões que vão do político ao metafísico, segundo a crítica de Ligia Gonçalves Diniz.

"O Diabo das Províncias" é o primeiro livro do colombiano Juan Cárdenas a chegar ao Brasil. A obra discute a impunidade e o ar conspiratório dos poderosos na América Latina, como o autor contou em entrevista a Walter Porto, e opera como um biombo de vislumbres de retratos fraturados.

A autora de "Escrita em Movimento: Sete Princípios do Fazer Literário", Noemi Jaffe, é a responsável por mediar o encontro.

19h - Mesa 6 - Dormindo com o Inimigo

O encontro dos autores de não ficção Mark Coeckelbergh e Danny Caine traz atenção à rede silenciosa que comanda o mundo hoje —formada pela inteligência artificial, as big techs e o universo dos dados.

O belga Coeckelbergh é autor de mais de 15 livros e artigos no campo da filosofia e da ética na tecnologia, e aqui é publicado pela Ubu. E o americano Caine escreveu "Como Resistir à Amazon e Por Quê", da editora Elefante, em defesa de pequenas livrarias como a dele.

A mediadora Fabiana Moraes é jornalista com doutorado em sociologia.

21h - Mesa 7 - Profecias do Passado

O americano Robert Jones Junior e o brasileiro Evandro Cruz Silva se encontram no centenário de James Baldwin para conversar sobre a herança da violência.

Jones é especialista em Baldwin e herda a narrativa da estigmatização do racismo e da dissidência sexual de seu "padrinho espiritual", como se referiu a ele em entrevista à Folha.

Cruz Silva, ensaísta e ficcionista em ascensão, pesquisa relações entre segurança, violência e desigualdades no Brasil urbano.

Juliana Borges, mediadora do encontro, é escritora e pesquisadora de temas como racismo e segurança pública.

* Confira a programação completa no site da Flip