Nesta sexta (30), o grupo Clowns de Shakespeare compõe a programação do FILO 2023 com o espetáculo “Ubu - O que é bom tem que continuar!”, uma colaboração da companhia com os também potiguares Facetas e Asavessa. A apresentação será gratuita e aberta para todos os públicos na Praça Tomi Nakagawa, às 19 horas.

“Ubu: o que é bom tem que continuar!” parte das histórias dos personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra Ubu Rei, de Alfred Jarry. A peça trata de Pai Ubu e sua esposa, a Mãe Ubu, e suas rocambolescas armações em uma insaciável busca pelo poder.

“Ubu - O que é bom tem que continuar” mostra as armações rocambolescas na insaciável busca pelo poder
“Ubu - O que é bom tem que continuar” mostra as armações rocambolescas na insaciável busca pelo poder

Em diálogo e continuação do trabalho de Jarry, “Ubu: O que é bom tem que continuar!” desloca esses personagens para um país/lugar-nenhum com ares latino-americanos. Após fugirem da Polônia por causa de uma tentativa de golpe frustrada, Pai e Mãe Ubu aportam em Embustônia. Nesse novo ambiente, em meio a influencers e cachos de bananas, Pai Ubu e Mãe Ubu continuarão sua saga alucinada e insaciável pelo poder.

Assim como na obra original, a sátira política – centrada nessas personagens, mas presente no trabalho como um todo – pretende dialogar diretamente com o público, trazendo à cena temas como injustiças sociais e manipulação de informação. A pesquisa se deu a partir do trabalho de bufão, da música composta e executada pelo próprio elenco e da potência do teatro popular enquanto espaço coletivo de comunicação, troca e construção de pensamento crítico.

"O Ubu Rei é uma peça clássica que infelizmente segue atual e diz respeito ao mundo inteiro hoje. No entanto, a ideia de escrever uma continuação de Ubu Rei partiu do desejo/necessidade de tratar de questões mais específicas do ambiente latino-americano. Então partimos para uma recriação, imaginando essa continuação de Pai e Mãe Ubu depois que fogem da Polônia, no final da obra do Jarry, chegando a um país fictício latino-americano. Isso faz parte da pesquisa que o grupo [Clowns de Shakespeare] vem desenvolvendo há 15 anos sobre a América Latina, trazendo essas questões de forma mais potente para esse universo", diz Fernando Yamamoto, diretor e dramaturgo do grupo.

* Com informações da assessoria de imprensa

SERVIÇO

FILO 2023

“Ubu - O que é bom tem que continuar” – Clowns de Shakespeare (Natal - RN)

Data: sexta-feira (30), às 19h

Local: Praça Tomi Nakagawa

Classificação indicativa: Livre

Gratuito