O espetáculo Estudo nº 1 - Morte e Vida, do grupo Magiluth, do Recife (PE), abriu programação do Filo - Festival Internacional de Londrina, na noite deste sábado (17), no Teatro Ouro Verde completamente lotado pelo público.

Durante o cerimonial de abertura, além da fala de autoridades, organizadores e curadores do FILO, foi feita uma homenagem ao fotógrafo Celso Pacheco que trabalhou no festival e faleceu na semana passada.

O espetáculo que abriu o festival é inspirado na obra de João Cabral de Melo Neto "Morte e Vida Severina".

O ator Giordano Castro, do grupo pernambucano, disse à FOLHA por que os retirantes, hoje, não podem ser considerados apenas os nordestinos, mas milhões de pessoas em todo mundo obrigadas a se deslocar de seus países ou locais de origem devido a situações extremas, com ênfase na crise climática, tema principal do espetáculo.

"Somos muitos severinos, porque a imagem dos retirantes não está mais fechada na ideia do nordestino. A gente vai se perguntando como é que nasce o estereótipo do nordestino, começa a olhar para o lado e percebe que somos muitos severinos iguais em tudo na cena. Hoje, o que diferencia os severinos nordestinos do severino do Kiribati [país da Oceania que pode ficar inabitável pelas mudanças climáticas], que precisa pedir para que a ONU o reconheça como refugiado climático? Então, é quase como se começássemos a olhar para o nosso quintal e a partir disso víssemos o mundo. Porque essas situações não se referem apenas a uma cultura ou a um povo, mas a todos que são colocados em situações extremas."

O espetáculo terá uma segunda e última sessão no festival neste domingo (18).

Giordano Castro, ator do grupo Magiluth: "Somos muitos Severinos"
Giordano Castro, ator do grupo Magiluth: "Somos muitos Severinos" | Foto: Divulgação

*Colaborou: Douglas Kuspiosz/ Especial para a FOLHA

SERVIÇO

FILO 2023

Espetáculo: Estudo n° 1: Morte e Vida - Grupo Magiluth (Recife - PE)

Local: Cine Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85)

Datas: sábado (17) e domingo (18), às 20h30

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada) no site www.filo.art.br ou na plataforma Sympla.

Patrocínio: Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic)

Apoio: Universidade Estadual de Londrina – Casa de Cultura, Espaço Villa Rica, Fecomércio/Sesc-PR, Kery Grill, Rádio UEL FM, EJ Rosa Amarela, Folha de Londrina, Laboratório de Cenografia e Cenotécnica, Sanepar/Governo do Estado do Paraná, Canto do

Marl e Vila Triolé Cultural. Realização: Associação dos Profissionais de Arte de Londrina (Aspa)