Unindo a diversidade musical como marca registrada e a energia da Rua Quintino Bocaiúva aos finais de semana, o Barbearia Londrina comemora seus 13 anos de atividade com o Festival Navalhada no Plazza Eventos neste sábado (18). A abertura dos portões está marcada para as 21h, com muita música e expositores de artigos musicais até as 4h.

Em sua terceira edição, o evento apresenta atrações de diferentes lugares. Mukeka di Rato (ES), Sistah Chilli (SP) com Abrakadan Sounds (PR), Budang (SC), Jovens Ateus (PR), Londrina Ska Clube (PR) e Glitter Peligro (SC) compõem o line-up da vez, abrangendo gêneros como punk, pós-punk, hardcore, rap, reggae e ska. Neste ano, diferindo das edições anteriores, o Festival terá um único ambiente e palco. Outro diferencial está na escolha do espaço com localização mais central, facilitando o acesso do público.

Os ingressos estão disponíveis a partir de R$50 e podem ser adquiridos pela plataforma Ingresso Nacional, com taxas adicionais, ou diretamente no Barbearia Bar e na Mi Casa Barbearia e Bar. O evento também estará arrecadando alimentos mediante a compra do ingresso social. Todo o montante arrecadado será destinado à ONG Conexões Londrina, que oferece suporte às famílias da periferia da cidade, em parceria com a CUFA.

13 ANOS DE RESISTÊNCIA

Desde 2011, o Barbearia, tradicional bar no centro de Londrina, tem sido um ponto de resistência da cena underground e promoção do desenvolvimento cultural da cidade. Sem apoio de órgãos municipais ou patrocinadores, o local tem oferecido shows e eventos gratuitos para todos que desejam participar. Ao longo de mais de uma década, o Barbearia já sediou mais de 700 shows, apresentando mais de 500 artistas, entre bandas, artistas solo e DJs nacionais e internacionais.

Mas, segundo Junior Carvalho, responsável pelo bar e organizador do Navalhada, os desafios vão além do recurso financeiro. Para ele, a maior dificuldade está em superar a percepção negativa que alguns têm do local, acompanhada de estereótipos prejudiciais. “É difícil fazer shows gratuitos de bandas e DJs de diversas partes do Brasil e do mundo sem ter nenhum apoio público ou privado. Mas a maior dificuldade é ter todos esses anos de cultura e diversão em Londrina e sermos sempre vistos como o bar dos loucos de preto que ficam na rua de madrugada”, lamenta.

Apesar disso, o bar continua preservando sua história e influência, atraindo um público amplo de diferentes idades, classes sociais e estilos, que busca por um ambiente alternativo em uma cidade que oferece poucas opções do gênero.

CONHEÇA AS ATRAÇÕES

O Navalhada privilegia a diversidade musical na cena underground, mantendo como critério a participação exclusiva de bandas autorais e independentes da grande mídia. “A ideia do festival é sempre misturar estilos de sons e misturar também a faixa etária do público, que assim como no Barbearia, vão se renovando com o passar do tempo”, explica Carvalho. De acordo com ele, a curadoria desta edição selecionou bandas e artistas que há muito tempo não se apresentam em Londrina, junto com grupos que estrearam recentemente e já conquistaram um amplo público.

O último show da banda Mukeka Di Rato (ES) na cidade foi em 2007. Com quase 30 anos de trajetória, o quarteto de punk rock e hardcore punk levantam a voz com criticidade e humor sarcástico para questões sociais, especialmente sobre a fome no país. A banda já fez turnês pela América Latina, Estados Unidos, Europa e Japão. Seu álbum mais recente, "Boiada Suicida", foi lançado em 2022.

Já a banda Jovens Ateus, formada em 2020 em Maringá, realizou uma única apresentação na cidade, no fim de 2023. O grupo explora elementos como baterias eletrônicas, sintetizadores e instrumental simples, com baixos marcantes e guitarras estraladas, inspirados pelo som das bandas do início dos anos 80. Em 2023, ganharam destaque com o lançamento de um EP homônimo, primeiro trabalho de estúdio do quinteto.

Imagem ilustrativa da imagem Festival Navalhada celebra o Barbearia com grandes atrações em Londrina

O grupo Londrina Ska Clube é a atração conterrânea da noite. Os músicos misturam a batida do ska e nuances de outros ritmos jamaicanos. Em seu set, os londrinenses mesclam músicas próprias com clássicos do estilo que seguem. Em 2022, a banda lançou o EP “Direction!”, o qual foi indicado em três categorias à 4ª edição do Prêmio Skataplá, o mais importante para o gênero no Brasil.

Imagem ilustrativa da imagem Festival Navalhada celebra o Barbearia com grandes atrações em Londrina

Sistah Chilli (SP) é reconhecida por projetos como Psicopretas Cypher e sua atuação no Sound System, inspirada na cultura popular jamaicana, desde 2006. Suas produções incorporam elementos do reggae e do rap. No Navalhada, ela se apresenta com Abrakadan Sounds (PR), projeto idealizado em 2016 por Eduardo Abrahão e Danilo Augusto, que há 7 anos produzem festas do gênero.

O Festival recebe duas atrações de Santa Catarina. Budang é uma banda de punk e hardcore formada em 2019 e que ganhou destaque no cenário underground por performances consideradas caóticas. Influenciados pelo hardcore nova-iorquino, grind e bandas como Ratos de Porão, Trapped Under Ice e Turnstile, o quarteto já lançou 3 EPs, 4 singles e 6 videoclipes.

A discotecagem é comandada por Glitter Peligro, seletora de vinil com pesquisa e influências baseadas no rock setentista. Em seus sets, ela transmite toda a eletricidade e ritmos suingados desse período, passando por clássicos e obscuridades, tanto nacionais quanto internacionais, e dando destaque a sons que ficaram esquecidos no passado.

O Festival Navalhada já atraiu mais de 1600 pessoas em suas duas edições anteriores, ocorridas em 2022 e 2023, e trouxe para a cidade shows de destaque, como Black Pantera, Sombra SNJ, Funk Buia, Rodrigo Ogi, Farol Negro com Jimmy London, Dj Pensanuvem, Relespública e Red Mess, entre outros.

SERVIÇO

Festival Navalhada

Quando: neste sábado (18), a partir das 21h

Onde: Plazza Eventos (R. Acre, 100 - Vila Casoni)

Quanto: a partir de R$50, à venda pela Ingresso Nacional