O CineUrge está de volta após um hiato de quase 8 anos. A 4ª edição do Festival de Cinema Itinerante de Cornélio Procópio começa nesta quarta-feira (18) e segue até domingo (22), com uma agenda diversificada de incentivo ao cinema independente.

Ao longo dos cinco dias, serão exibidos cerca de 40 curtas-metragens, distribuídos entre a Mostra Competitiva de Curtas 2024 e sessões paralelas não competitivas.

O evento também oferece uma oficina de roteiro com o cineasta curitibano Paulo Biscaia Filho, um debate com realizadores audiovisuais e apresentações artísticas e musicais. Toda a programação é gratuita, sujeita à classificação indicativa e à limitação de vagas.

LEIA TAMBÉM:

Livro traz o sereio mais tímido dos mares

Nesta edição, o festival recebeu um número recorde de inscrições, com 855 curtas-metragens submetidos de 23 estados brasileiros. Desses, 20 foram selecionados pela curadoria do evento para exibição competitiva nos dias 19 e 20, no auditório da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) – Campus Cornélio Procópio.

A premiação, no dia 20, realizada pelo júri especializado, dividirá o valor de R$ 15.000,00 entre cinco categorias: Melhor Filme Experimental, Melhor Filme Documentário, Melhor Filme Ficção, Melhor Filme Animação e Melhor Filme do Júri Popular.

Neste ano, o evento, que integra o circuito cultural da cidade desde 2014, conta com patrocínio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do Paraná, por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo.

Carol Santos e Edson Godinho, produtores do Festival CineUrge que teve um recorde de inscrições  nesta edição: 855 curtas-metragens
Carol Santos e Edson Godinho, produtores do Festival CineUrge que teve um recorde de inscrições nesta edição: 855 curtas-metragens | Foto: Divulgação

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA - QUARTA-FEIRA

A abertura oficial do CineUrge acontece nesta quarta-feira (18), às 19h, no Centro Cultural Galdino de Almeida, unindo poesia e música com o show "A Mulher das Palavras." O show é feito pela escritora londrinense Karen Debértolis, que desenvolve uma leitura performática de poemas, acompanhada pelos músicos Rafael Fuca (violão), Luciano Assumpção (guitarra), Diogo Burka (baixo) e Bruno Cotrim (bateria).

Em seguida, a primeira mostra não-competitiva apresenta as ficções: “Umbilina e sua Grande Rival”, de Marlom Meirelles (Bezerros – PE); “Como Chorar sem Derreter”, de Giulia Butler (Rio de Janeiro – RJ), “Sereia”, de Estevan de la Fuente (Curitiba – PR), “Cida tem

Duas Sílabas”, de Giovanna Castellari (São Paulo – SP).

QUINTA-FEIRA

Na quinta-feira (19), a Mostra EducaCine nas Escolas começa às 9h, apresentando curtas de ficção aos alunos do Colégio Estadual Castro Alves. Na telona, “Yby Katu”, de Jessé Carlos, Ladivan Soares, Kaylany Cordeiro, Geyson Fernandes e Rodrigo Sena (Natal – RN);

“Estatística”, de Millene Avelar, Ana Stella Cunha e Rodrigo Sena (Natal – RN); e “Cercas”, de Ismael Moura (Cuité – PB).

A proposta do projeto é democratizar o acesso ao cinema aos estudantes de escolas públicas.

À tarde, às 13h, é a vez da oficina "Roteirizando Horror", ministrada pelo diretor de cinema e teatro Paulo Biscaia Filho, na UTFPR – Campus Cornélio Procópio. A atividade, limitada a 15 participantes já inscritos, tem como objetivo explorar a criação de roteiros de horror, inspirados por arquétipos do gênero, mas inovando sobre as estruturas tradicionais. Os participantes serão introduzidos a teorias fundamentais do horror e técnicas de roteiro, enquanto desenvolvem seu próprio trabalho.

Em seguida, às 13h30, o Cine Cornélio Procópio recebe a Mostra EducaCine no Cinema, direcionada a crianças da rede pública municipal já inscritas, com as animações: “Tardes no Escarafuncha”, de Fernando Ferreira Garróz (Franca – SP); “Os Defensores de Típota”, de Caio Guerra (São Paulo – SP); “Coelhitos e Gambazitas”, de Thomas Larson (São Paulo – SP); e “Contos Mirabolantes: O Olho do Mapinguari”, de Andrei Miralha e Petronio Medeiros (Belém – PA).

À noite, às 19h, a programação volta para a UTFPR, no auditório, com o grande destaque do festival: a Mostra Competitiva de Curtas.

Na categoria experimental, serão exibidos os filmes: "R", de Luan Machado (Curitiba – PR); "Laguna Plena", de Carlon Hardt e Rimon Guimarães (Curitiba – PR); "Europa – Me Avise Quando Chegar", de Victor Vieira (Belo Horizonte – MG); "Exodus", de Sara Não Tem Nome

(Belo Horizonte – MG); e "Emaranhadas", de Lara Sartorio Gonçalves e Mariana Costa (Vitória – ES).

Já na categoria ficção, os curtas selecionados são: "Na Estrada Pra Califórnia", de Louisa Savignon (Londrina – PR); "Pequenas Insurreições", de William de Oliveira (Curitiba – PR); "Fantasma Neon", de Leonardo Martinelli (Rio de Janeiro – RJ); "Deixa", de Mariana Jaspe (Rio de Janeiro – RJ) e "O Prazer é Todo Meu", de Vanessa Sandre (Florianópolis – SC).

SEXTA-FEIRA

Na sexta-feira (20), a programação se repete com a Mostra EducaCine nas Escolas, desta vez na Escola Estadual Major João Carlos de Faria, às 9h. A oficina "Roteirizando Horror" continua às 13h na UTFPR.

Às 13h30, o Cine Cornélio Procópio exibe a Sessão 60+ Sá Mariana, voltada para o público idoso já inscrito. Serão apresentados os curtas: "As Marias", de Dannon Lacerda (Guia Lopes da Laguna – MS), "Faustina – Música Para Viver", de Vitória Teixeira (São Paulo –

SP), e "Feira da Ladra", de Diego Migliorini (São Paulo – SP).

A segunda parte da Mostra Competitiva de Curtas continua às 19h na UTFPR, com os curtas-metragens das outras duas categorias. Serão exibidos os documentários: “Tudo que Importa”, de Coraci Ruiz (Campinas – SP); “Pedagogias da Navalha: Se a palavra é um

feitiço, minha língua é uma encruzilhada”, de Colle Christine, Alma Flora e Tiana Santos (Rio de Janeiro – RJ); “Mama – Africanos em São Paulo”, de Rafael Aquino (São Paulo – SP); “Comida de Quinta”, de Luísa Macedo (Rio de Janeiro – RJ); e “Amazônia Chama”, de Zefel Coff (Itapoã – DF).

O público também poderá conferir as animações: “Receita de Vó”, de Carlon Hardt (Curitiba – PR); “Pororoca”, de Fernanda Roque e Francis Frank (Juiz de Fora – MG); “Hoje Eu Só Volto Amanhã”, de Diego Lacerda, Luan Hilton, Chia Beloto, Marila Cantuária, Juliette

Perrey, Marcelo Vaz, Yuri Shmakov, Raul Souza, Gio Guimarães, Gabriel de Moura e Rubens Caetano (Recife – PE); “Ana Parideira”, de Juliana Barretto (Maceió – AL); e “Justa Causa – Motoboys Kamikazes”, de Ubirajara Gonçalves Filho (São Paulo – SP).

A noite guarda ainda a premiação dos filmes vencedores do Troféu Alvaro Eloy, prêmio que homenageia um dos grandes nomes da fotografia de Cornélio Procópio.

SÁBADO

O sábado (21) traz o I Encontro Regional de Realizadores do Audiovisual do Norte Pioneiro do Paraná, às 15h, no Centro Cultural Galdino de Almeida. O evento oferece uma grande oportunidade de conexão entre os interessados na área, com exibição de filmes de cineastas locais e regionais e um bate-papo mediado pela produtora cultural Marina Stuchi e pelo diretor do CineUrge Edson Godinho.

DOMINGO

No domingo (22), o festival se despede com a "Farofada de Cinema", a partir das 15h, na Praça Botafogo. A organização descreve o evento como “um pouco de tudo misturado: é palco para quem quer cantar, é filme no telão para quem gosta de apreciar a sétima arte, é

Feira da Lua para quem curte os bons quitutes locais, é rock para quem é de rock, é parquinho, pipoca e algodão doce para quem quer diversão”.

A festa celebra mais uma edição do CineUrge, oferecendo apresentações de samba de roda do grupo Capoeira Maculelê, da Associação Cultural de Capoeira Maculelê de Cornélio Procópio; o espetáculo teatral "Encontro de Gigantes", da companhia londrinense Núcleo Ás

de Paus; e o show do trio procopense Forasteiros.

Entre os filmes desta última sessão, estão a estreia de "Super-Heróis", de Rafael de Andrade (Brasília – DF), no festival, e as reexibições de "Laguna Plena";Os Defensores de Típota" e "Pororoca".

Sessão da primeira edição do Festival Cine Urge realizada ao ar livre, na Praça Botafogo, em Cornélio Procópio
Sessão da primeira edição do Festival Cine Urge realizada ao ar livre, na Praça Botafogo, em Cornélio Procópio | Foto: Divulgação