Com uma extensa trajetória profissional dedicada a produção audiovisual, setor em que atua como cineasta e documentarista Luis Henrique Mioto faz sua segunda incursão na literatura. Professor de cinema e História que atualmente cursa doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), ele lança nesta sexta-feira (2) a coleção “Temas Supremos: Livros Infantis”. Composta por cinco títulos impressos que abordam temáticas sensíveis e existenciais como a morte, a solidão, e o desejo e angústia, a obra conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e será distribuída em escolas e bibliotecas de Londrina e região.

 Luís Henrique Mioto começou a escrever a coleção de livros infantis após o nascimento do filho Lao, a começar por "Foi"
Luís Henrique Mioto começou a escrever a coleção de livros infantis após o nascimento do filho Lao, a começar por "Foi" | Foto: Divulgação

A coleção “Temas Supremos” será lançada em uma live que acontece às 19 horas da próxima sexta-feira (2) e poderá ser acessada pela página do evento no Facebook (Lançamento da coleção de livros "Temas Supremos: Livros Infantis).

“Os livros dessa coleção abordam questões pelas quais todos os seres humanos passam, como morte, solidão, angústia e outros sentimentos. Decidi abordar essas temáticas pois elas ajudam no processo de educação emocional da criança. Há muitos casos, por exemplo, em que a criança perde algum parente muito cedo. Ao ler sobre o sentimento de perda, elas encontram um caminho aberto para conversar com os pais sobre isso e têm a possibilidade de elaborar melhor dentro de si essas e outras situações pelas quais todos nós vamos passar pela vida”, destaca Mioto.

O autor relata que os livros começaram a ser escritos em 2015, após o nascimento de seu primeiro filho, chamado Lao. “Nos primeiros anos de vida, as crianças têm a percepção do tempo apenas no presente, por isso têm um comportamento contemplativo tão forte. O primeiro livro da coleção, chamado “Foi” aborda esse processo cognitivo e é indicado para crianças a partir de três anos, que é uma fase em que elas geralmente têm o primeiro contato com a leitura por meio dos pais. Já os outros quatro livros são recomendados para crianças que já sabem ler. As histórias são focadas em um mesmo núcleo familiar”, detalha sobre os livros intitulados “Jussara e a solidão”, “Jussara, o besouro e o mundo”, “Benedito e as coisas” e “Benedito, o avô e os desejos”.

Publicados pela editora Grafatório, as obras contam com ilustrações de Ricardo Bagge e Marli Miotta, design de Pablo Blanco e editoração de Felipe Melhado. Já os audiolivros são narrados por Bruna Ester Yamashita, Ligia Hoffmann Lavezzo, Juliana Modotti, Ricardo Bagge e Viviane Bellido Mendes. “Todos os convidados para fazer a narração dos audiolivros trabalham como contadores de histórias, educadores e atores. Optamos pela produção neste formato visando garantir a acessibilidade dos leitores”, ressalta Mioto ao informar que após a live de lançamento, os livros estarão disponíveis para download gratuito no formato e-book e audiolivro no site da Editora Gratório: www.grafatorio.com

Luis Henrique Mioto também é autor do livro “A pontuação da pontuação”, editado pela Eduel em 2013. Como cineasta, tem atuado nas áreas de "Cinema & Memória", trabalhando com criação de cinema documentário junto a comunidades periféricas, cultura indígena e cultura popular.

Serviço:

Live de lançamento da coleção “Temas Supremos: Livros Infantis”, de Luis Henrique Mioto

Quando – Sexta-feira (2), às 19 horas

Onde - Confira aqui o lançamento da coleção.

Gratuito

.
. | Foto: Divulgação
.
. | Foto: Divulgação
..
.. | Foto: Divulgação
.
. | Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa da imagem Coleção aborda temas existenciais em livros infantis