São Paulo - O tenista Rafael Nadal, da Espanha, que conquistou 22 títulos de Grand Slam em simples, anunciou nesta quinta-feira (10) que está encerrando sua carreira profissional no tênis, uma decisão que será efetivada após a final da Copa Davis, em novembro.

"Têm sido anos difíceis, especialmente estes últimos dois", disse o jogador de 38 anos, que venceu um recorde de 14 títulos do Aberto da França, em um vídeo postado nas redes sociais. "Creio que não fui capaz de jogar sem limitações, o que me levou a tomar esta decisão."

Ele enfrenta problemas físicos que dificultam a atuação nas quadras.

A aposentadoria ocorre dois anos após a despedida de Roger Federer, um de seus principais adversários.

Ao lado de Novak Djokovic, eles foram chamados de Big 3, com grande sucesso no circuito masculino de tênis nos últimos 20 anos.

RECORDES E PRÊMIOS

O espanhol foi o primeiro tenista a conquistar 22 Grand Slams - foi ultrapassado recentemente por Djokovic.

É o 'Rei de Paris', maior vencedor disparado em Roland Garros, com 14 títulos. Ele ostenta seis títulos a mais que o segundo maior vencedor do Grand Slam francês, Max Decugis.

Nadal é o maior nome da história do saibro, com 63 de seus 92 títulos no piso. Tem recorde 479 vitórias e apenas 48 derrotas no saibro, com sequência de 81 vitórias consecutivas (entre 2005 e 2007).

Foi o primeiro tenista profissional a completar o career grand slam duas vezes e ganhar dois ouros olímpicos. Ele ganhou em 2008 no simples e em 2016 nas duplas, tendo sido inclusive porta-bandeira da Espanha nas Olimpíadas do Rio.

Foi campeão de um torneio da ATP em 19 temporadas seguidas, entre 2004 e 2022. Esteve no top-10 do ranking por 912 semanas consecutivas, entre 2005 e 2023.

Também é o recordista de vitórias contra tenistas no topo do ranking, com 23. Além disso, é o quarto maior vencedor de simples na Open Era, com 1.075.

Foi eleito o tenista do ano da ATP cinco vezes, em 2008, 2010, 2013, 2017 e 2019.

Ganhou quatro prêmios no Laureus, o Oscar dos Esportes. Ele foi escolhido como esportista do ano em 2011 e 2021, como revelação em 2006 e também recebeu o prêmio de "comeback" em 2014.

O ADEUS DE NADAL

O espanhol de 38 anos vai entrar em quadra pela última vez como profissional em novembro, na Davis Cup Finals, representando seu país. O torneio será disputado entre os dias 19 e 24 do próximo mês. Ele chegou à final da Davis Cup no início de sua trajetória, em 2004.

Nadal vinha sofrendo com problemas físicos nos últimos anos. Ele precisou abandonar competições no meio e despencou no ranking.

A realidade é que foram anos difíceis, especialmente esses dois últimos. Acho que não consegui jogar sem limitações. É uma decisão que obviamente é difícil, que demorei um pouco para tomar. Mas nesta vida tudo tem um começo e um fim, e acho que é o momento certo para acabar com o que tem sido uma carreira longa e mais bem-sucedida do que eu jamais poderia imaginar. Rafa Nadal

O espanhol passou 209 semanas como o tenista número 1 do mundo. Atualmente, está na 158 posição.

Ele é o segundo do 'Big 3' a encerrar a carreira, dois anos depois de Roger Federer. Com isso, Djokovic é o único do trio que segue na ativa.