Reaberto ao público após uma reforma que durou quase quatro anos, o Moringão tem agradado ao público e também aos atletas. O repaginado ginásio de esportes ganhou nova quadra, novo telhado e nova iluminação e esta semana abriga a 30ª Taça Brasil de Futsal Feminino.

A primeira competição após a reforma do Moringão começou ontem e se estende até dia 28 com 14 equipes de 13 estados brasileiros. Foram sete partidas no primeiro dia da competição e as jogadoras aprovaram a nova quadra do ginásio. O piso, em madeira, é o que tem de mais moderno atualmente e pode ser removido para a realização de eventos não esportivos.

"A quadra é ótima, e o piso, perfeito. Está um pouco ainda escorregadia, mas acredito que é por ser nova. Mas não tem do que reclamar de uma quadra como esta", frisou a ala Cris Everlin, da Associação Resenhas, de Rio Verde (GO), que estreou vencendo o Praia Clube, de Uberlândia (MG), por 4 a 2.

O técnico da equipe goiana, César Paraíba, ressaltou também a qualidade da iluminação e da estrutura de vestiários e de acomodação para o público. "A estrutura do ginásio é muito boa e esperamos que a vitória na estreia nos ajude a buscar a nossa classificação para a segunda fase, que é o nosso principal objetivo na competição", frisou o treinador que está há cinco anos a frente do projeto do futsal feminino em Goiás.

A Taça Brasil foi confirmada em Londrina graças a um projeto do Londrina Futsal com o Pró-Esporte, programa de financiamento esportivo do governo do Paraná. Os custos da competição da cidade sede são de R$ 200 mil e as equipes são responsáveis pelos próprios custos de hospedagem, viagem e alimentação.

A técnica da equipe londrinense, Jayne Borim, ressaltou a importância de um torneio de futsal feminino marcar a reinauguração do Moringão e ressaltou toda a tradição de Londrina na modalidade. "Londrina sediou a primeira Taça Brasil Feminina, a Liga Nacional e agora sedia a edição com o maior número de participantes. É um momento histórico para o futsal feminino e para Londrina", comemorou.

Público

A programação da primeira rodada teve jogos das 11h às 21h e com tantas horas de futsal, o público ao longo do dia no Moringão foi se revezando para acompanhar as partidas. O servidor do Correios Jean Macedo aproveitou a tarde de domingo para assistir os jogos ao lado dos filhos Gabriel e Caio de 11 e 9 anos, respectivamente.

"Fiquei sabendo da competição pela imprensa e quis trazer os meninos, que nunca assistiram a jogos aqui no Moringão", comentou o pai. "O ginásio ficou muito bonito e acredito que as jogadoras estão gostando de jogar nesta nova quadra".

Os garotos aprovaram o programa sugerido pelo pai. "Estou gostando muito dos jogos, está bem divertido. E é muito melhor assistir os jogos ao vivo aqui no ginásio do que pela televisão", afirmou Gabriel.

O prestador de serviços Sérgio Sales fez questão de ir ao Moringão justamente para ver como tinha ficado o ginásio após a reforma. "Ficou muito bonito, elegante e confortável", elogiou. "Vim algumas vezes assistir a jogos de basquete e futsal antes da reforma. Agora está bem melhor e acredito que vai incentivar mais as pessoas a virem após estas melhorias".

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link