Sem vitória, na lanterna do grupo e com poucas chances matemáticas de acesso. Este é o cenário do Londrina no quadrangular decisivo da Série C. Apesar da situação delicada, o Tubarão evita "jogar a toalha" e garante estar ainda vivo na briga pelo acesso.

Técnico Claudinei Oliveira lamentou mais uma vez os erros defensivos do LEC, mas segue confiante no acesso para a Série B
Técnico Claudinei Oliveira lamentou mais uma vez os erros defensivos do LEC, mas segue confiante no acesso para a Série B | Foto: Rafael Martins/LEC

O 2 a 2 com o Ypiranga, no sábado, no estádio do Café, complicou mais a vida do Alviceleste no Brasileiro. Com o fim do primeiro turno, o LEC tem apenas um ponto e segura a lanterna da chave. Serão mais três jogos no returno, sendo duas partidas fora de casa, e o Tubarão terá que somar os nove pontos para conseguir voltar à Série B em 2025. A classificação pode até vir com uma pontuação menor, mas dependerá dos resultados dos adversários.

Leia também

Defesa vira 'calcanhar de Aquiles' do LEC e ameaça o acesso

Pela média dos últimos anos, 10 pontos são suficientes para ficar ao menos em segundo lugar do grupo. Mas existem exceções. No ano passado, o Operário subiu com sete pontos. O time de Ponta Grossa terminou o primeiro turno com três pontos e buscou mais quatro no returno.

Outro exemplo que dá esperanças ao Tubarão é o Amazonas. A equipe de Manaus perdeu os dois primeiros jogos do quadrangular em 2023 e depois emendou quatro vitórias seguidas e terminou em primeiro lugar do grupo, com 12 pontos. Subiram para a Série B no ano passado, o Brusque, com 13 pontos, e o Operário, com sete, em um grupo, e na outra chave, o Amazonas, com 12, e o Paysandu, com 10.

Para o site Chance de Gol, o LEC tem apenas 7% de probabilidade de conseguir o acesso. Para seguir vivo, o Tubarão terá que vencer o Ypiranga, no domingo (22), às 18h30, no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim (RS). Depois recebe a Ferroviária, no dia 29, no estádio do Café, e, no dia 5, encara o Athletic, em Minas Gerais.

O grupo tem a liderança de Athletic e Ferroviária - as equipes se enfrentaram na noite de segunda-feira (16), em Araraquara, no fechamento da terceira rodada -, com quatro pontos, o Ypiranga tem três e o LEC apenas um.

Desfalques

Para o jogo de domingo no Rio Grande do Sul, o técnico Claudinei Oliveira não poderá contar com o atacante Iago Teles, expulso na última partida. O zagueiro João Maistro e o atacante Henrique seguem entregues ao departamento médico e não tem presença confirmada na partida. Por outro lado, o lateral Maurício retorna após cumprir suspensão automática.