O fim de uma etapa e o início de uma outra sempre trazem uma nova expectativa de dias melhores. É com este pensamento que o Londrina começa a sua caminhada no returno da Série B, neste sábado (29), em Natal. A ordem no Tubarão é esquecer a campanha decepcionante do primeiro turno e jogar 19 finais daqui para frente para evitar o rebaixamento. Para a reação começar, não poderia haver adversário melhor. O Alviceleste encara o lanterna ABC, às 17h, na Arena das Dunas.

Ausente nas últimas três partidas, Higor Leite está recuperado de lesão e deve ser titular neste sábado em Natal
Ausente nas últimas três partidas, Higor Leite está recuperado de lesão e deve ser titular neste sábado em Natal | Foto: Rafael Martins/Londrina EC

"Temos que esquecer do passado porque agora começa um outro turno, um outro campeonato. Não posso falar do último jogo porque não estava aqui e não vai adiantar. Temos que olhar daqui para a frente e focar jogo a jogo. O importante agora é o ABC, que é um jogo de seis pontos e precisamos vencer", frisou o zagueiro Rafael Vaz, última contratação alviceleste e que fará a sua estreia neste sábado.

Leia mais sobre o LEC

Capitão sobe o tom nas cobranças e pede mudança de postura do LEC

Com apenas 24% de aproveitamento nas 19 rodadas iniciais, o Londrina é o penúltimo colocado, com 14 pontos - dois a mais que o rival de Natal - e terá que ter campanha de G4 no returno para escapar da queda. A matemática do LEC é somar pelo menos mais 30 pontos para fechar a competição com 44 e se livrar da Série C.

Se a confiança do torcedor está abalada, o LEC se apoia no próprio histórico recente para reverter a sua situação. Em 2018, o time também terminou o primeiro turno na zona do rebaixamento. Conquistou 34 pontos no segundo turno, ficou perto do G4 e terminou a competição com um digno oitavo lugar.

"Um jogo entre dois times que estão na zona do rebaixamento é uma verdadeira final. Em caso de vitória, podemos ficar a um ponto para sair da zona. Se é uma final para eles é para nós também. E tomara que o estádio esteja lotado porque isso é bom para nós também", comentou o capitão João Paulo.

Atendendo a um pedido da torcida, o ABC levou o jogo do estádio Frasqueirão para a Arena da Dunas, construído para a Copa do Mundo de 2014. O clube potiguar está fazendo promoção nos valores dos ingressos e espera um grande público neste sábado, apesar da campanha. No primeiro turno, no Café, o LEC venceu por 1 a 0, gol de Diego Jardel.

Formação

O técnico Eduardo Souza vai promover ao menos três alterações na equipe. Além da estreia de Rafael Vaz, o time terá modificações no meio-campo e no ataque. O meia Diego Jardel está machucado e não viajou para Natal. A tendência é que Higor Leite, recuperado de lesão que o tirou das últimas três partidas, seja o substituto. O volante Moisés se recuperou de dores musculares e segue no time.

No ataque, Iago Dias é o desfalque por suspensão. A primeira opção é a entrada de Clinton, mas Danilo Peu também treinou e pode ser o escolhido.

No ABC, a novidade pode ser a estreia do zagueiro Geovane, contratado do Paraná Clube. O time do técnico Allan Aal vem de empate com o Vila Nova fora de casa e não terá o goleiro Simão, ex-Operário, suspenso.

EM NATAL

ABC

Welligton; Gedeílson, Genílson, Habraão (Geovane) e Jhonnathan. Wallace, Jean Patrick e Matheus Anjos. Wallyson, Paulo Sérgio e Welliton. Técnico: Allan Aal

LONDRINA

Neneca; Ezequiel, Gabriel, Rafael Vaz e Marcos Pedro. João Paulo, Moisés e Higor Leite. Paulinho Moccelin, Danilo Peu (Clinton) e Zé Vitor. Técnico: Eduardo Souza

Árbitro: Jonathan Pinheiro (RS)

Local: estádio Arena das Dunas

Horário: 17h

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link