Depois de vencer o Chile e aliviar a pressão, o Brasil entra em campo nesta terça-feira (15) para enfrentar o Peru pela 10ª rodada - primeira do returno - das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. O jogo começa às 21h45, no Mané Garrincha, em Brasília.

Gerson será uma das novidades na escalação da seleção brasileira no duelo desta terça-feira, em Brasília
Gerson será uma das novidades na escalação da seleção brasileira no duelo desta terça-feira, em Brasília | Foto: RAFAEL RIBEIRO/CBF

A vitória por 2 a 1 em Santiago fez com que a seleção brasileira subisse na classificação e, ao mesmo tempo, diminuísse as cobranças, sobretudo em cima do trabalho do técnico Dorival Júnior. Mesmo com um futebol longe de empolgar, vencer era o mais importante e as apostas do treinador funcionaram no jogo. Igor Jesus, titular pelo primeira vez, e Luiz Henrique, que entrou no segundo tempo, fizeram os gols brasileiros na capital chilena.

O Brasil subiu para o quart lugar, com 13 pontos, seis a menos que a líder Argentina. O Peru saiu da lanterna das Eliminatórias ao vencer em casa o Uruguai por 1 a 0. Os peruanos somam seis pontos, um a mais que o Chile, que aparece na última colocação. O Peru tem apenas uma vitória em nove partidas disputadas.

O técnico Dorival Júnior vai promover três alterações. Duas por opção técnica e tática e uma por obrigação. Lucas Paquetá está suspenso e será substituído por Gerson, do Flamengo. Na lateral-direita, Danilo, muito mal na última partida, perde a posição para Vanderson, com características bem mais ofensiva. Outro que sai do time é o volante André para a entrada de Bruno Guimarães, que entrou bem durante a partida em Santiago.

Aos 23 anos, Vanderson será titular pela primeira vez com a camisa da seleção brasileira. O lateral, revelado pelo Grêmio e que hoje atua no Mônaco, da França, já participou de dois jogos com o Brasil, mas entrando apenas nos minutos finais da partida. O jogador já foi convocado quatro vezes. Novamente, o treinador vai apostar na formação com um quarteto ofensivo: Rodrygo, Raphinha, Savinho e Igor Jesus.

Uma das preocupações do técnico Dorival Júnior é quanto ao desempenho defensivo brasileiro nas bolas alçadas na área. Dos nove gols sofridos pelo Brasil nas Eliminatórias, seis foram de cruzamentos. Inclusive na última partida, quando atacante Vargas marcou de cabeça, logo no primeiro minuto da partida. E ainda tem o desempenho ofensivo da seleção peruana, que fez apenas três gols na competição, mas todas de bola aérea.

Ficha Técnica

Brasil: Ederson, Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Rodrygo; Raphinha, Savinho e Igor Jesus. Técnico: Dorival Júnior

Peru: Gallese; Araujo, Zambrano, Callens; Advíncula, López; Peña, Cartagena, Castillo; Flores, Valera. Técnico: Jorge Fossati.

Árbitro: Esteban Ostojich (URU)

Estádio: Mané Garrincha

Horário: 21h45

Transmissão: Globo e Sportv