O primeiro lote dos seis previstos na nova concessão de rodovias do Estado do Paraná foi arrematado pela Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A, controlada pelo Grupo Pátria, que apresentou o maior desconto sobre o valor da tarifa básica, em leilão que ocorreu na tarde desta sexta-feira (25), na Bolsa de Valores brasileira, a B3.

O pregão teve dois proponentes, a Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A, do grupo Pátria, que venceu o certame com a proposta de 18,25% de desconto sobre o valor da tarifa básica de pedágio, e o consórcio Infraestrutura PR, que ofereceu 8,30%.

Com o desconto de 18,25% por quilômetro rodado do leilão, a tarifa será de R$ 0,10673, chegando a R$ 0,08725 na pista simples. Segundo os cálculos do governo , isso representa um valor 65% menor do que a tarifa por quilômetro rodado que seria cobrada se o Anel de Integração ainda existisse (R$ 0,2543) ou 54% menor do que a última tarifa por quilômetro rodado cobrada (R$ 0,1919). Na prática, em um trecho de 100 quilômetros, o preço em uma praça de pedágio seria de R$ 8,72 em pista simples, e R$ 10,67 em pista duplicada.

A concessão que vai vigorar pelos próximos 30 anos prevê que a Brasil Holding XXI execute 334 quilômetros de duplicações, 210 quilômetros de terceiras faixas, 41 quilômetros em vias marginais, além de ciclovias, passarelas e pontos de ônibus. A concessionária vai administrar as cinco praças de pedágio do lote 1: Imbituva, São Luiz do Purunã, Irati, Porto Amazonas e Lapa, todas já existentes na concessão anterior. De acordo com o Governo do Paraná, as novas concessionárias devem começar a operar no último trimestre deste ano.

O lote 1 corresponde a 473 quilômetros, em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427m que ligam a Região Metropolitana de Curitiba e a região central do Estado. O investimento previsto é de R$ 13,1 bilhões entre obras novas e custos de operação.

Grupo Pátria Investimentos é uma empresa brasileira de gestão de investimentos alternativos, focada principalmente em private equity (investimento em empresas não listadas em bolsa) e infraestrutura. Fundado em 2007 por alguns ex-sócios do Banco BTG Pactual, o Pátria se estabeleceu como um dos principais players no mercado de investimentos do Brasil e da América Latina.

O governador Ratinho Junior, que participou da solenidade, bateu o martelo após a definição do pregão. Ele agradeceu ao ministro dos Transportes, Renan Filho, a deputados, além de equipe técnica que trabalhou na modelagem do projeto e de representantes de entidades da sociedade civil organizada que também estavam presentes na Bolsa.

Ratinho Junior destacou a redução nos preços em comparação com a tabela vigente há dois anos no Anel de Integração do Paraná. Segundo Ratinho Junior, o primeiro lote de concessões apresenta uma redução de 50% em relação aos preços de dois anos atrás. “Considerando a atualização, essa redução chega a 65%”, enfatizou.

O governador também destacou o compromisso assumido durante sua campanha em 2018, destacando a necessidade de resolver questões pendentes relacionadas às concessões de rodovias no Estado. "É o começo de uma nova história no Paraná, com um contrato muito mais modernos, preços justos e um grande pacote de obras, o que vai posicionar o Estado como um grande hub logístico da América do Sul", disse Ratinho Junior. "Nós encerramos um capítulo triste com as antigas concessões e agora estamos começando uma modelagem muito mais segura e inovadora".

INOVAÇÕES

Os novos contratos também possibilitam a implantação gradativa do sistema free flow, o que permitirá que em alguns anos o valor a ser pago por quem trafega pelas rodovias seja proporcional ao trecho percorrido, o que exige justamente esse parâmetro por km rodado. A nova tecnologia, que envolverá a cobrança automática por meio de pórticos instalados nas rodovias, já é amplamente adotada em países da Europa, nos Estados Unidos e na China, garantido que os usuários paguem apenas pelo trecho percorrido, e não por toda a extensão da rodovia pedagiada.

Outras inovações previstas são câmeras com tecnologia OCR, que permitem reconhecimento de placas de veículos, em pontos estratégicos; Painéis de Mensagem Variável (PMV); iluminação em LED em pontos críticos, como trechos urbanos, viadutos e entroncamentos; sistema de pesagem automático em movimento (WIM) de caminhões; e sistema de monitoramento meteorológico próprio.

Outra novidade é a disponibilização de internet nos pontos de atendimento ao usuário e áreas de descanso para caminhoneiros, e sistema de comunicação WiFi em 100% da rodovia, para acesso ao canal de atendimento ao usuário.


LOTE 2

O próximo leilão das concessões rodoviárias do Paraná já tem data marcada. O pregão do lote 2 das rodovias se dará no dia 29 de setembro na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. O projeto e o calendário do Ministério dos Transportes foram aprovados recentemente pela diretoria-colegiada da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Seguindo o modelo do lote 1, que será concedido à iniciativa privada em 25 de agosto, o certame ocorrerá com a nova política de outorgas estabelecida pelo ministério, o que permitirá uma menor tarifa de pedágio e previsão de investimentos privados na ordem de R$ 10,8 bilhões para ampliação e manutenção das rodovias.

Com 604,16 quilômetros de extensão, o sistema rodoviário do lote 2 é composto pelas BRs 153/277/369/PR e PRs 092/151/239/407/408/411/508/804/855, que passam pelas cidades de Bandeirantes, Curitiba, Carambeí, Cornélio Procópio, Jaguariaíva, Jacarezinho, Paranaguá e Ponta Grossa. No total, serão 356 quilômetros de duplicações, 139 quilômetros de tercerias faixas e 72 quilômetros de vias marginais.

A novidade no projeto de concessão do sistema rodoviário que formam o lote 2 são as praças de pedágio: no total, serão sete praças, sendo quatro já existentes (São José dos Pinhais, Jacarezinho, Carambeí e Jaguariaíva) e outras três novas (Sengés, Jacarezinho (2) e Quatiguá).(Com Agência Estadual de Notícias)