Em transmissão ao vivo nas redes sociais, na noite deste domingo (3), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, garante a abertura do comércio, indústrias e construção civil já na manhã desta segunda-feira (4). O prefeito deve publicar no Diário Oficial, novo decreto com regras mais rígidas para a abertura gradual dos setores produtivos da cidade. A decisão pela abertura foi tomada pela administração municipal que segue em diálogo com o Ministério Público em busca por consenso em vários pontos estratégicos.

Segundo Belinati, o comércio funcionará no horário das 10h às 16h e a indústria e a construção civil deverão seguir horários flexíveis para desafogar os transportes públicos.

Imagem ilustrativa da imagem Comércio, indústria e construção civil voltam a abrir nesta segunda em Londrina
| Foto: Reprodução

Ainda em discurso, Belinati disse que vai apertar a fiscalização em relação ao sistema bancário, para evitar filas e aglomerações. Novas regras também serão estabelecidas para bares. Parques e lago continuam fechados.

Quanto aos supermercados, Belinati diz que empresários terão permissão para ampliar horário de atendimento e "poderão ficar abertos 24 horas se forem necessárias para diminuir público", mas devem seguir regras para garantir a proteção de funcionários e clientes. Academias, shoppings e galerias seguem fechados por decreto estadual. Escolas continuam fechadas até o dia 31 de maio, de acordo com o decreto publicado na semana passada.

LEIA MAIS

- Londrina confirma 108 casos de coronavírus

- Paraná contabiliza 93 mortes por Covid-19

- Brasil ultrapassa 101 mil casos confirmados e 7 mil mortes por coronavírus

Apesar do tom otimista e de, segundo ele, "nossos indicadores (da cidade de Londrina) serem os melhores do Paraná e do Brasil" e as ações de isolamento e adesão de máscaras pela população ser "um exemplo para várias cidades do mundo", o prefeito considera que o comércio possa vir a fechar novamente se a contaminação de Covid-19 "sair do controle". "Uma percepção minha é que no final de maio a gente tenha que fechar tudo de novo para preservar vidas." O prefeito ainda destacou as ampliações das medidas de proteção e assume um compromisso público de que "nenhum cidadão ficará sem atendimento adequado".

DIÁLOGO COM O MP

A promotora titular da 24ª Promotoria de justiça de Londrina, Direitos Constitucionais, Saúde Pública e Saúde do Trabalhador, Susana de Lacerda, disse em entrevista à FOLHA, que houve procura da Prefeitura, mas não houve acordo entre as partes em relação ao novo decreto que permite a abertura gradual do comércio em Londrina. Segundo Lacerda, a promotoria foi procurada para um entendimento em relação às exigências apresentadas na ação, tais como, planejamento estratégico, número de leitos, testagens, treinamento de médicos, mais contratações de médico e profissionais de saúde, EPIs e um plano epidemiológico. "Não tenho relação nenhuma com a edição de eventual decreto ou eventual autorização que ele (Belinati) tenha dado para abertura do comércio".

(Atualizado às 14h22 de 04 de Maio de 2020)

Evolução dos casos de coronavírus em Londrina

VEJA TAMBÉM:

Mapa em tempo real mostra evolução do contágio no Paraná