A depender das pesquisas de avaliação da intenção de consumo e das previsões dos comerciantes, o Dia das Mães deste ano, comemorado no próximo domingo (12), deve voltar a mostrar a sua força como a segunda melhor data para o varejo nacional. Sempre muito aguardada, a celebração em 2023 desapontou quem preparou os estoques para atender a uma demanda que não se confirmou, mas em 2024 o cenário é de otimismo. Nas lojas, o fluxo de clientes e o volume de vendas começaram a aumentar nesta semana e a previsão é de movimento ainda mais intenso nesta sexta-feira (10) e no sábado (11). No domingo, a expectativa recai sobre o setor de alimentação. Os restaurantes estão preparados para atender as muitas famílias que deverão lotar estes espaços.

No final de abril, a pesquisa Datacenso contratada pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) já apontava uma maior disposição dos consumidores paranaenses para irem às compras neste Dia das Mães. Segundo o levantamento, o tíquete médio dos presentes em 2024 é estimado em R$ 205,33 – 13,06% acima dos R$ 181,60 do ano passado. Em Londrina, onde 87% dos entrevistados revelaram a intenção de gastar um valor igual ou superior ao de 2023, o tíquete médio ficou um pouco acima, em R$ 217,41.

Roupas, perfumes, acessórios, calçados, cosméticos e flores são, nesta ordem, os itens mais procurados pelos filhos, conforme demonstrou a pesquisa.

Proprietária da loja de roupas femininas que leva seu nome, Silvia Barrone mantém boas expectativas para este Dia das Mães. Desde o início da semana, ela tem observado um aumento gradual na procura por presentes. “São pessoas que ganharam dinheiro e vieram comprar o próprio presente, mães que se presentearam. Mas acredito que devam crescer as vendas durante a semana porque muita gente deixa para a última hora. Nossa loja tem um valor agregado um pouco maior. Muitas que vêm já são clientes ou seguem a gente nas mídias sociais.”

Barrone aposta muito na divulgação on-line. O ambiente virtual revelou-se uma ótima vitrine para a exposição de seus produtos. E ela também percebeu uma mudança no comportamento dos consumidores a partir da pandemia de Covid-19. Muitas clientes deixaram de ir até a loja para receber em casa sacolas com as peças. “Pelas mídias sociais, atingimos um público maior, mas também perdemos o relacionamento, a intimidade com algumas clientes, e isso é ruim.”

Imagem ilustrativa da imagem Comércio do Dia das Mães aponta recuperação em 2024
| Foto: Roberto Custodio

Complementos do presente ou o presente principal, as flores sempre agradam e estão entre os itens mais procurados nesta data comemorativa. O Protea Studio Floral aposta nos buquês e arranjos, em uma mistura de flores, folhagens e sementes. “Optamos por trabalhar com flores nobres e exóticas, fugindo da ideia de floricultura tradicional”, explicou a proprietária, Renata Carvalho dos Santos. Mas no estúdio, as orquídeas também têm um lugar especial e são muito requisitadas pelos filhos que querem presentear suas mães.

Santos utilizou como parâmetro o Dia Internacional da Mulher, em março, quando seus produtos tiveram uma “excelente procura”, para programar as vendas do Dia das Mães e encomendou um volume 20% acima do que na mesma data em 2023. Com esse acréscimo, ela acredita que será possível atender as encomendas, assim como os atrasados na compra do presente. “Já recebemos várias encomendas para a data, mas também nos preparamos para atender aqueles que deixarem para a última hora, com várias opções à pronta-entrega.”

A previsão de muito sol e calor para o Dia das Mães animou os clientes do Recanto Dá Licença, que oferece um amplo espaço ao ar livre. Em razão da comemoração especial, o restaurante trabalha com vendas antecipadas de convites. A capacidade é para 575 pessoas e para este Dia das Mães, os convites esgotaram mais cedo do que no ano passado. Quem pretendia celebrar a data no local, mas não se programou, a opção é antecipar a comemoração. “No sábado, também vamos ter um cardápio especial para o Dia das Mães, com música ao vivo e recreação, e ainda temos vagas, fazemos agendamento. Mas no domingo não temos mais lugares disponíveis”, disse a proprietária, Cintia Sehn.

Feira na praça

Com a lei municipal que flexibilizou o horário do comércio, as lojas do centro da cidade podem funcionar em horário estendido. Para atrair consumidores e movimentar o comércio de rua, a Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) também promove, nesta sexta e sábado, mais uma edição do projeto Feira na Praça. O evento oferece atrações culturais, espaço para crianças, opções de presentes e gastronomia. Na sexta, a feira acontece das 17 às 21 horas e, no sábado, das 10 às 16 horas.