A valorização da vida e prevenção ao câncer são retratadas na exposição que foi inaugurada na segunda-feira (07), no Espaço Cultural da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná). A mostra faz parte das ações referentes ao Outubro Rosa, tradicional mês de conscientização sobre o câncer de mama, e integra o calendário de atividades da campanha Outubro Rosa promovida pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa.

A procuradora da Mulher na Alep, deputada Cloara Pinheiro (PSD) ressaltou a importância da mostra fotográfica “Outubre-se”, que integra a coleção de “Retratos: Os Melhores Médicos do Mundo”. “Eu sempre falo para as mulheres: se toquem pelo amor de Deus! E o se tocar é se tocar mesmo, fazer o autoexame. Como procuradora da Mulher, falamos de violência contra a mulher, falamos sobre vários assuntos, mas muitas vezes não vamos atrás do exame, atrás da cura. E aqui, conhecendo a Silvia e o César, eles realmente conseguiram fotografar a alma das pessoas", afirmou.

As fotografias protagonizadas por pessoas em tratamento oncológico buscam conscientizar sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer durante todos os meses do ano, por isso “Outubre-se de Janeiro a Janeiro”. Inspirados por citação de Charles Chaplin sobre os pilares para se desfrutar de uma vida longa e saudável, as imagens da mostra representam a interpretação dos autores sobre a prevenção do câncer como uma atitude permanente de valorização da vida.

“As pessoas disseram: eu estou me sentindo no colo de Deus, eu estou me sentindo acariciada, eu estou me sentindo abraçada, minha fé mudou, minha autoestima melhorou. Tudo isso faz com que a gente comece a pensar de maneira diferente. Nós temos aqui fotografias com alma, com leveza. Quero convidar a todos para passarem aqui no Espaço Cultural e para olhar a exposição com tempo e mergulhar no significado dessas imagens. É isso que emociona a gente”, completou Cloara Pinheiro.

Os fotógrafos

A exposição “Outubre-se, de Janeiro à Janeiro” é idealizada e produzida pelos fotógrafos Cesar e Silvia Roman. São nove retratos de seis mulheres em tratamento oncológico, que foram fotografadas representando os "Melhores Médicos do Mundo", segundo citação de Charles Chaplin: a luz do sol, a dieta, o exercício, o descanso, a autoestima, a amizade, o autocuidado, a solidariedade e a fé. O projeto trabalhou com modelos, convidadas pela ONG Anjo sem Asas, que já passaram ou estão em tratamento contra o câncer de mama. Uma delas, inclusive, é a fundadora da ONG, Liz Tratz, que enfrenta a doença pela segunda vez.

No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama, Outubro Rosa, período em que devem ser desenvolvidas atividades, como a iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa; a promoção de palestras, eventos e atividades educativas; a veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.

No Paraná, a Lei nº 16.935/2011, de autoria da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) estabeleceu a Campanha do Outubro Rosa também com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama com diagnóstico precoce e tratamento oportuno, evitando mortes pela doença. O Paraná Rosa é um projeto que teve sua primeira edição em 2019 para levar a todos os municípios a informação, o cuidado e o acesso a exames para detecção precoce dos cânceres de mama e do colo do útero.

Serviço:

Exposição “Outubre-se de Janeiro à Janeiro”

Dias: 07 a 11 de outubro de 2024

Horários: 9h às 18h

Local: Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná

Curadoria: Daniel Marques

Fotografia: Cesar Roman e Sílvia Roman

Produção: Beto Bravo

Arte em Papel: Lu Filizola

Moulange: Dan Torres

Tratamento de Imagem: David Ernst

Textos: Sílvia Roman