No primeiro dia útil de 2023, os usuários reclamaram da nova tarifa de ônibus em Londrina, que está em vigor desde a zero hora do dia 1º deste ano. O valor subiu de R$ 4 para R$ 4,80. Mesmo com o comércio fechado nesta segunda-feira (2), diante do acordo entre comerciários e lojistas, havia um movimento nos terminais e os usuários se espantaram com o novo preço.

Rosa Lourenço Venâncio: menos compras
Rosa Lourenço Venâncio: menos compras | Foto: Vitor Ogawa/Grupo Folha

“Me pegou de surpresa. Eu só soube quando cheguei aqui no Terminal Acapulco (zona sul) para pegar o ônibus. Vai pesar muito no orçamento. Esses 80 centavos vão fazer a diferença depois nas compras da família, vou deixar de comprar muitas coisas”, lamentou a dona de casa Rosa Lourenço Venâncio, 47. Ela contou que costuma usar o transporte coletivo para acompanhar o pai, de 81 anos, que não enxerga direito.

Também no Terminal Acapulco, o auxiliar de inspeção Márcio Rogério Maschion, 44, soube do aumento somente pela manhã. “Esse aumento não será revertido em melhoria de serviços. Eles aumentam, mas na hora de melhorar mais o serviço a coisa não muda nada”, criticou.

O ajudante de pedreiro Márcio José dos Santos, 45, estava no Terminal Central no início da manhã e não gostou desse aumento. “Eles falam que têm prejuízo, mas e o trabalhador? Meu salário não subiu até agora. Esse aumento foi de 20% e deram uma mixaria de aumento para os funcionários no salário. Não sobra nada. Eu dependo do ônibus e o meu salário não acompanha a minha despesa. Vou ter de procurar trabalho para fazer no fim de semana para poder complementar a renda para poder sobreviver.”

Márcio José dos Santos: complemento de renda
Márcio José dos Santos: complemento de renda | Foto: Vitor Ogawa/Grupo Folha

Já a camareira Leonilde da Rocha Vaz, 55, sabia do reajuste na tarifa e disse que a solução será andar mais a pé. “Esse aumento compromete boa parte do orçamento. No fim do mês você vai somar as despesas e vai perceber que tem uma diferença entre o que a gente ganha e o que gasta. Sempre falta dinheiro para uma ou outra coisa.”, reclamou.

No Terminal Ouro Verde (zona norte), o garçom Onélio Buzão Júnior, 44, também criticou o aumento. “Eu acho um absurdo esse novo valor, porque o serviço não é bom. As linhas são muito falhas e os horários são bem reduzidos. A gente ainda arrisca se acidentar, porque a gente nunca vai sentar. Estamos sempre em pé sem um apoio seguro.”

O auxiliar de serviços gerais Adelson da Silva, 61, relatou que passará por dificuldades financeiras. “Esse aumento representou muita coisa, porque 80 centavos para mim já dá uma diferença muito grande. Eu dependo do ônibus, uso todos os dias. Pego quatro deles por dia. No final do mês quase metade do salário vai ficar para as passagens.”

Para o eletricista Gabriel de Oliveira Benedito, 21, o aumento foi muito alto. “Está muito puxado para a gente. Se aumentassem de 20 a 30 centavos até que seria suportável, mas 80 centavos quebram qualquer brasileiro. E a qualidade do serviço não melhora. Todos os dias os ônibus estão lotados.”

Gabriel Benedito: críticas à qualidade do serviço
Gabriel Benedito: críticas à qualidade do serviço | Foto: Vitor Ogawa/Grupo Folha

APLICATIVO

A auxiliar de vendas, Marta Daguano , 57, cogita a possibilidade de trocar o transporte coletivo pelo de aplicativo. “O ônibus que passou agora está lotado. Não tem como você pegar um ônibus e ir em pé, depois de ficar oito horas trabalhando e cansada", criticou, dizendo que após descer do ônibus ainda anda seis quarteirões até chegar em casa. "O Uber te pega e te deixa na porta de casa”, observou.

O motorista por aplicativo César Moreira de Araújo Júnior, 44, trabalha há mais de 1 ano nessa profissão e e acredita que esse aumento vai incentivar a população londrinense a buscar outros meios de transporte. "Em duas pessoas, dependendo do lugar onde vão, elas podem pagar o mesmo valor da tarifa".

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