A obra de revitalização do Zerão, na área central de Londrina, nem começou e já está dando dor de cabeça para a prefeitura. Um mês após a assinatura da ordem de serviço, a empresa que venceu a licitação ainda não iniciou os serviços e também não apresentou a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), documento exigido no certame. De acordo com o município, a empreiteira – que é de Foz do Iguaçu (Oeste) – chegou a pedir uma reunião em julho, porém, não deu mais resposta.

No dia 12 de julho a construtora encaminhou uma notificação extrajudicial indicando supostas divergências no edital, contrato e na planilha orçamentária. O poder público londrinense respondeu o que foi alegado, no entanto, a empresa contra-argumentou a secretaria municipal de Obras e Pavimentação, reescrevendo as mesmas alegações, o que foi novamente esclarecido.

LEIA TAMBÉM: Empresa pede reajuste financeiro um ano após entregar UBS da Vila Fraternidade

Mesmo com os pontos questionados detalhados, a empreiteira não montou o canteiro de obras e um procedimento de penalidade administrativa foi aberto pelo município. “Como não conseguimos nenhum contato com a empresa e ela não se manifestou, pedimos a abertura do procedimento e a empresa foi notificada (via diário oficial) sobre a possibilidade de multa ou até mesmo a rescisão do contrato”, afirmou o secretário de Obras, João Verçosa. A construtora tem 15 dias úteis para apresentar a defesa.

Com os embaraços logo na largada das intervenções, não está descartado acionar um plano B. “Primeiro precisamos resolver a questão com a empresa que ganhou a licitação. Se não der certo, vamos ter que chamar o segundo colocado e se não for possível teremos que licitar novamente”, alertou.

SERVIÇOS

A reforma do espaço de lazer e esporte tem orçamento de R$ 2,1 milhões e prazo de conclusão de seis meses. As melhorias contemplam pintura, acessibilidade, paisagismo, instalação de novos bancos, alambrado no campo, adequação de bueiros, recuperação de pontos com erosão, reforma das quatro quadras, pista de skate, construção de duas novas escadas e reparos em outras duas já existentes.

Entre os serviços previstos para serem executados estão as melhorias nos bancos
Entre os serviços previstos para serem executados estão as melhorias nos bancos | Foto: Pedro Marconi

O projeto ainda prevê intervenção em redes de galeria pluvial. “Tem o reforço da galeria que desce a rua da Lapa, perto das quadras de basquete, porque quando chove muito tem problema de a água passar por cima do canal que existe no Zerão”, pontuou.

Com cerca de 60 anos de história, o Zerão apresenta diversos problemas na infraestrutura, com bancos e lixeiras quebradas e pichações. Quem frequenta o local para caminhadas vê a necessidade de uma revitalização completa. “Londrina tem poucos espaços de lazer e esse aqui, que faz parte do paisagismo da cidade, não tem todo o potencial que poderia dispor para a população e as famílias. Uma pena que a tentativa de reformar já não está dando certo”, lamentou o vendedor Marcos Brandão. A reportagem não conseguiu contato com a empreiteira responsável.

Imagem ilustrativa da imagem Um mês após ordem de serviço, empresa se nega a iniciar reforma do Zerão
| Foto: Pedro Marconi

ANFITEATRO

Outro lugar em que é visível é ação do tempo, vândalos e da falta de manutenção é o anfiteatro, que está completamente pichado e com grelhas de escoamento de água faltando. Entretanto, o espaço não está incluído para ser reformado na atual licitação. “Tem uma parceria que foi feita com um rapaz. Se ele não for fazer vamos ter que achar uma solução para realizar a pintura do anfiteatro”, afirmou Verçosa.

A estrutura recebeu algumas melhorias entre 2022 e o ano passado, porém, as obras pararam e desde então não foram mais retomadas. Até a areia que sobrou segue jogada na lateral. Este trabalho estava sendo executado com verba angariada por um produtor cultural via Lei Rouanet e não pela prefeitura.