A enfermeira do ambulatório da Covid-19 em Tamarana, Dara Lorenna Ferreira da Silva, 24, foi a primeira pessoa a receber a vacina em Tamarana (Região Metropolitana de Londrina). Ela foi escolhida como a representante de todos os profissionais de saúde que atuam no município. “Para gente que trabalha na saúde é gratificante ter essa vacina disponível. Eu trabalho com a coleta do swab (tipo de cotonete usado para coleta de material para os exames) e é gratificante ter sido a primeira a receber a vacina aqui”, destacou.

Dara Lorenna Ferreira da Silva, 24, foi a primeira pessoa a receber a vacina em Tamarana (Região Metropolitana de Londrina).
Dara Lorenna Ferreira da Silva, 24, foi a primeira pessoa a receber a vacina em Tamarana (Região Metropolitana de Londrina). | Foto: Arquivo pessoal/Dara Lorenna Ferreira da Silva

Ela foi comunicada que seria a primeira a ser imunizada contra a Covid-19 pela secretária do município na terça-feira (19). “Quando soube fiquei muito feliz. Na minha família eu só contei para a minha mãe, quando estava saindo de casa hoje pela manhã. Meu pai também só ficou sabendo que eu seria vacinada hoje pela manhã”, declarou.

Silva nasceu em Cambé, mas sempre morou em Tamarana. “Eu vivo em um sítio aqui em Tamarana. Desde adolescente sempre quis cuidar das pessoas. Com 16 anos já cuidava de uma pessoa com diabete, que perdeu a perna e a visão. Queria me dedicar a essas pessoas”, declarou.

De acordo com ela, as pessoas ainda não têm consciência sobre os riscos da Sars-Cov-2. “As consultas tiveram aumento nos últimos dias. Temos atendido de 15 a 20 pessoas no ambulatório destinado para a Covid-19. Embora nem todos tenham exames coletados, a preocupação é grande”, destacou.

Ela diz que conhece pessoas que morreram vítimas do novo coronavírus, incluindo parentes e amigos. “Aqui em Tamarana ficou bastante complicado. Com a vacina vai dar mais segurança, mas mesmo vacinada eu não vou deixar os cuidados de lado. Sempre vou manter a máscara, o distanciamento social e vou realizar a higienização das mãos”, declarou.

A Secretária de Saúde do município, Viviane Granado Barreira da Silva, afirmou que a vacina chegou a Tamarana na manhã desta quarta-feira (20) e que após a abertura oficial, na qual abriu com a vacinação de Dara Silva e das servidoras Ilda Soares Barbosa (técnica de enfermagem do hospital São Francisco) e de Marta Juliana Matias (vacinadora da atenção primária), parte das vacinas foi encaminhada para a UBS da Terra Indígena Apucaraninha, onde serão vacinados os indígenas.

“Em Tamarana são 85 doses para profissionais da saúde, 18 para idosos, 16 para trabalhadores do asilo e 1071 doses para indígenas”, declarou.