Inclusão e proteção. Palavras diferentes, mas que se uniram a partir de um gesto de servidores da secretaria de Saúde de Maringá (Noroeste). Com a necessidade do uso de máscaras como prevenção à Covid-19, funcionários do setor de Nutrição do município buscaram uma saída para permitir a comunicação com a responsável, que tem perda auditiva. Confeccionaram máscaras com transparência.

Imagem ilustrativa da imagem Servidores de Maringá adotam máscaras de proteção inclusivas
| Foto: Divulgação

O tecido que tampa a boca deu lugar a um plástico, facilitando o entendimento da chefe, que agora pode fazer a leitura labial. “Tenho uma perda auditiva de profunda a severa e o uso da máscara dificultou muito a rotina de trabalho, pois sou a responsável pelo setor, o que exige muita comunicação. Para interpretar a fala é por meio da leitura labial. Para mim foi muito emocionante”, contou Keila Vilhena de Paiva, ao falar sobre a iniciativa.

A nutricionista tem perda auditiva de 95% no ouvido esquerdo e 75% no direito. A mãe teve rubéola na gravidez. A descoberta sobre a iniciativa das colegas de trabalho foi de surpresa. “Foi ótimo para mim e o trabalho flui bem melhor, porque antes as meninas precisavam tirar a máscara para conversar comigo e agora não há necessidade. Consigo fazer a interpretação e me comunicar dentro do ambiente hospitalar, em que o uso de máscara é obrigatório”, destacou.

CARINHO

Autora da ideia, Shana Walts pediu para que uma artesã de Sarandi (Noroeste) produzisse o acessório diferenciado, que teve adesão dos demais membros do setor. “No dia que mostramos para ela entramos todos na sala com a máscara com o plástico na frente. Ela olhou com espanto, porque não esperava. Adorou. A ideia era realmente fazer a adaptação e uma forma de carinho com a colega, que é muito querida para nós. Funcionou”, comemorou a nutricionista.

AMBIENTE

Ao todo, foram confeccionadas seis máscaras com a transparência. De acordo com Keila Vilhena de Paiva, a ação inclusiva também tem gerado benefícios no dia a dia com os pacientes, já que voltaram a ver o sorriso dela e demais colegas. “Mostrar o sorriso já muda tudo. Todos que viram ficaram maravilhados. Até relataram que seria ótimo se todos usassem uma máscara que possa facilitar a comunicação, pois, muitos têm dificuldade de interpretação com a máscara fechada”, apontou.

Imagem ilustrativa da imagem Servidores de Maringá adotam máscaras de proteção inclusivas
| Foto: Divulgação

A atuação do setor de nutrição da secretaria de Saúde de Maringá neste período de pandemia está sendo na entrega de fórmulas infantis e dieta enteral no domicílio dos pacientes, evitando o tempo de permanência dentro do hospital.