Obras devem ser concluídas em fevereiro de 2021, mas as mudanças no trânsito ocorrem por etapas
Obras devem ser concluídas em fevereiro de 2021, mas as mudanças no trânsito ocorrem por etapas | Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Duas importantes avenidas que ligam a região norte e o centro de Londrina passam por alterações constantes no trânsito devido às obras de pavimentação e drenagem. As intervenção nas avenidas Winston Churchill e Francisco Gabriel Arruda são necessárias para a implantação do Sistema de Transporte Urbano BHLS Superbus. Em alguns trechos há desvios para uma única pista, causando lentidão no trânsito, principalmente nos horários de pico. É preciso ter atenção à sinalização e muita paciência. “Interditaram há cerca de 15 dias e complicou o trânsito. Na hora de ir embora do trabalho, isso aqui fica parado para quem vem do centro. O jeito é ter paciência”, disse José Dias, que trabalha em frente à avenida Winston Churchill.

Fiscais de trânsito estão orientando os motoristas a buscar caminhos alternativos para evitar a avenida. A comerciante Edna Saito, que tem uma loja em uma das ruas que fazem parte das rotas alternativas, conta que o fluxo de veículos aumentou muito, mas não encara o cenário como um transtorno. “Essas ruas já eram bastante movimentadas, tanto nas primeiras horas da manhã quanto no final de tarde. Para a minha loja, não estou tendo nenhum tipo de problema”, afirmou.

Já Lucimar Maria Rodrigues, que mora na zona norte e usa o transporte coletivo diariamente para ir trabalhar na zona oeste, lamenta a demora no deslocamento. “Tenho levado, pelo menos, meia hora a mais para chegar ao trabalho e voltar para casa. No final da tarde é um caos no trânsito. Sinceramente, não acho que essas obras deviam acontecer agora durante a pandemia. As pessoas estão mais estressadas e é tempo a mais que preciso ficar dentro do ônibus”, desabafou.

Imagem ilustrativa da imagem Rotas alternativas ajudam a evitar congestionamento na Winston Churchill
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COM ANTECEDÊNCIA

O diretor de Trânsito da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), major Sérgio Dalbem, pede para que a população procure sair de casa com antecedência. “Se organizar melhor, calcular o tempo da viagem e incluir nele os minutos a mais das rotas alternativas é uma boa forma de evitar transtornos e aborrecimentos”, orientou.

Ele reforça que as obras vão beneficiar a região toda, considerando que são avenidas importantes de ligação. A estimativa é que aproximadamente 20 mil veículos passam diariamente pela via. "Outro cuidado a ser reforçado é em relação a segurança dos trabalhadores das obras. Sinalizamos bem e eles contam com isso para trabalhar, por exemplo, de costas para o trânsito. Eles confiam no respeito dos condutores à sinalização temporária", acrescentou.

FEVEREIRO DE 2021

A previsão para a entrega da obra na Winston Churchill é em fevereiro de 2021, mas as mudanças no trânsito ocorrem por etapas. Ainda de acordo com Dalbem, a avenida poderá sofrer outras interferências dentro de 40 dias. As melhorias iniciaram em março deste ano e estão sendo executadas pela Weiller Construção Civil, com investimento total da prefeitura municipal de quase R$ 11 milhões. De acordo com o secretário de Planejamento, o corredor da Winston Churchill estão com aproximadamente 15% das obras concluídas.

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FRANCISCO GABRIEL ARRUDA

Na avenida Francisco Gabriel Arruda, as melhorias na pista estão acontecendo desde setembro de 2019. Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 5 milhões para promover a recuperação completa da via, que receberá revitalização em toda a sua extensão, totalizando 1,3 km, da avenida das Nações até a avenida Saul Elkind. A responsável pelo serviço é a TCE Engenharia.

Os serviços estão sendo executados por etapas. Nas primeiras interdições da pista, o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, citou que as obras nesse trecho seriam as mais complexas comparadas com as outras avenidas. “Temos galerias pesadas para serem executadas”, justificou. As adequações para os corredores dos Superbus também estão sendo executados em trechos das avenidas Leste-Oeste e incluem a reforma de terminais do transporte coletivo. Segundo Canhada, 80% das obras foram concluídas. (Com N.Com)

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